Como deixar seu blog ou site mais rápido e ter mais visitas

Publicado em 16 maio, 2016

Deixe seus visitantes mais satisfeitos e receba mais visitas dos buscadores fazendo seu site ou blog carregar mais rápido

Já há muito tempo que os buscadores recomendam que os donos de sites, blogs e demais páginas da internet tornem suas páginas cada vez mais leves, rápidas em seu carregamento, tudo isso visando melhorar a experiência dos seus visitantes.

Existem inúmeros fatores que influenciam no carregamento de uma página, e da mesma maneira, existem inúmeras alterações que podem ser feitas e que contribuem para tornar as páginas mais leves e consequentemente mais rápidas.

Existem medidas mais simples e mais complexas para melhorar o carregamento de páginas. Abaixo listamos algumas medidas que podem ser consideradas de complexidade baixa e média, e que podem ser postas em prática por quem tem pouca experiência com admininstração de blogs, sites e demais páginas WEB.

Como deixar o site mais leve e rápido

Velocimetro
Qualquer diminuição no peso de uma página proporciona ganho de velocidade de carregamento, o que pode resultar em mais visitas vinddas dos buscadores.

1. Elimine futilidades. Evite enfeitar demais suas páginas com elementos que não são o foco do seu site. Contadores de visitas que exibem seus números para o público, widgets de previsão do tempo ou de horário são exemplos de coisas inúteis que deixam o site pesado.

2. Evite qualquer elemento feito em Flash.

3. Substitua rótulos de categorias, planos de fundos, e demais partes do layout que utilizam imagens por elementos em CSS, pois estes não precisam ser baixados pelo navegador, mas apenas interpretados.

4. Evite utilizar recursos de outros sites, a não ser que seja extremamente necessário. Como exemplo aqui podemos citar botões para compartilhamento em redes sociais.

5. Aplique compressão às imagens que ilustram seus posts e textos. Uma excelente ferramenta para isso é a compressjpeg.com.

6. Só adicione vídeo se realmente for útil ao conteúdo da página. Caso contrário, não adicione vídeo.

7. Comprima o CSS do seu site. Apesar de ser geralmente ser pequeno, é possível diminuí-lo para menos da metade do seu peso original, o que já garante alguns kbytes a menos. Uma boa ferramenta para comprimir CSS é o CSS Compressor.

8. Conheça os javascripts que suas páginas carregam, sobretudo quem utiliza o WordPress. Tanto o WordPress, quanto plugins e temas podem adicionar vários javascripts às suas páginas, sendo que muitas vezes eles nem serão utilizados. Esse é uma dica mais complexa, mas que merece atenção por proporcionar um resultado muito bom na otimização do tempo de carregamento.

9. Evite fazer hotlink de imagens. Dê preferência a hospedar suas imagens no próprio servidor do seu site ou blog, pois quando o navegador localiza na sua página uma imagem hospedada em outro lugar, deverá fazer uma pesquisa DNS antes de localizar a imagem, o que gera atrasos no carregamento.

10. Não coloque uma quantidade muito grande de imagens por página. Aqui vale o bom senso. A depender do tamanho das imagens, recomenda-se colocar uma quantidade não muito grande, pois o excesso de imagem pode tornar o carregamento do seu site muito lento.