Como contribuir com o INSS sem ser empregado com carteira assinada

Publicado em

Conheça as vantagens e como se tornar segurado do INSS mesmo sem ter carteira assinada

Uma das principais vantagens de se trabalhar com carteira assinada é a contribuição para o Instituto nacional de Seguridade Social, o INSS. Tendo carteira assinada, o trabalhador terá direito a diversos benefícios caso venha a necessitar deles.

Os benefícios que podem ser requeridos pelos segurados são: Aposentadoria por invalidez, Aposentadoria por idade, Salário-família, Salário-maternidade,  Aposentadoria por tempo de contribuição, Auxílio-doença, Auxílio-reclusão, Auxílio-acidente, Reabilitação profissional e Pensão por morte. Lembrando que cada benefício possui exigências diferentes, que variam conforme a situação de cada beneficiário.

Quando o empregado tem sua carteira assinada, todo mês é descontado do seu salário o valor referente à contribuição para a previdência, que varia de acordo com a faixa salarial. É importante saber que há um teto para a contribuição, ou seja, há um limite máximo para contribuir, independente do valor que exceder o salário máximo de contribuição.

Mas quem não é emprego nem patrão e nem tem carteira assinada, como contribui com a Previdência Social? É muito fácil, basta contribuir como contribuinte individual.

Quem é o contribuinte individual

Segundo a Previdência Social, “Nesta categoria estão as pessoas que trabalham por conta própria (autônomos) e os trabalhadores que prestam serviços de natureza eventual a empresas, sem vínculo empregatício. São considerados contribuintes individuais, entre outros, os sacerdotes, os diretores que recebem remuneração decorrente de atividade em empresa urbana ou rural, os síndicos remunerados, os motoristas de táxi, os vendedores ambulantes, as diaristas, os pintores, os eletricistas, os associados de cooperativas de trabalho e outros.”

Quais as vantagens de contribuir com a Previdência Social

Além de ter direito a aposentadoria, os contribuintes do INSS também têm direito a diversos outros benefícios como auxílios, pensões e salário maternidade.

Como fazer minha inscrição e começar a contribuir

Antes de tudo, é importante entrar em contato com a Previdência Social para que mais detalhes sejam discutidos. O contato pode ser feito pela internet, por telefone ou nos postos de atendimento do INSS.

Pela internet, acesse: www.mpas.gov.br

Por telefone: ligue 135

De segunda a sábado, das 7h às 22h.
Telefone fixo: Ligação gratuita.
Telefone público: Ligação gratuita.
Telefone celular: Custo de ligação local


Compartilhe: