Como consultar saldo do FGTS sem a senha do Cartão Cidadão

Publicado em 19 março, 2014 / Atualizado em 30 de março de 2014

Aprenda como consultar saldo do FGTS sem possuir a senha do Cartão Cidadão, criando uma nova "Senha Internet"

O FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Todo empregador é obrigado a depositar o valor referente a 8% da remuneração paga a seus funcionários com carteira assinada em suas contas do FGTS.

Esse fundo tem como objetivo amparar os trabalhadores em momentos inoportunos e difíceis financeiramente, como em caso de demissão sem justa causa ou acometimento de doença grave.

Durante todo o tempo em que o trabalhador está na empresa, mensalmente o valor devido ao FGTS é depositado numa conta específica para esse fim na Caixa Econômica Federal, que é a instituição responsável por controlar não só os depósitos e os saques do FGTS, mas também de outros benefícios sociais e trabalhistas.

Enquanto o dinheiro está na conta do FGTS, ele sofrerá reajuste anual, ou seja, será incorporado ao valor total já depositado um acréscimo. Sendo assim, o FGTS funciona como uma poupança, onde obrigatoriamente todo empregador deverá depositar o valor devido do FGTS de cada empregado.

Com o tempo, pode surgir no empregado o desejo de saber quanto de dinheiro já está depositado no FGTS, já que o saldo do FGTS pode ser usado para, por exemplo, compor parte do pagamento da casa própria.

[related_posts]

A consulta pode ser feita em qualquer caixa eletrônico da CAIXA, bastando ter em  mãos a “Senha Internet” ou o cartão cidadão e sua respectiva senha. Mas se acontecer de não se ter o cartão cidadão em mãos no momento, ou se a senha do cartão tiver sido perdida ou esquecida, como fazer a consulta do saldo do FGTS?

Pela internet é possível fazer a consulta do saldo do FGTS mesmo sem ter em mãos a senha do cartão cidadão (que é necessário para fazer o cadastramento da senha internet). Veja como:

Consultando saldo do FGTS sem a senha do Cartão Cidadão

1. Acesse o site da CAIXA neste link.

2. No formulário que irá abrir, digite o número do seu NIS, PIS ou PASEP. Não digite mais nada e em seguida clique sobre o botão “Esqueci Senha”. Você será direcionado para uma tela onde será preciso aceitar o contrato de prestação de serviços oferecido pela CAIXA. Clique em “Aceito”.

3. Em seguida você será levado para a página de cadastro da senha internet utilizando a senha do cartão cidadão. Como você não tem a senha, clique em “Esqueci a Senha”.

4. A tela seguinte é a de “Confrontação com o Cadastro de Informações Sociais”. Aqui o sistema irá possibilitar a criação da senha internet através de suas informações sociais. Preencha todas as informações com cuidado. Se alguma informação inserida estiver incorreta, o sistema avisará.

5. Após inserir todas as informações pedidas, na tela seguinte será possível cadastrar a senha internet para a realização da consulta do saldo do FGTS e outras informações referentes a benefícios sociais ou trabalhistas.

Apesar de ser possível consultar o saldo do FGTS pela internet sem  a senha do Cartão Cidadão, é importante tê-la em mãos, pois só é possível utilizar os serviços do terminal de autoatendimento (caixa eletrônico) com a sua apresentação.