Como consultar grátis seu CPF no SPC e SERASA pela internet

Publicado em 9 julho, 2016 / Atualizado em 9 de julho de 2016

Consulte gratuitamente pela internet seu CPF e veja se possui alguma pendência cadastrada no SPC ou SERASA

Os serviços de proteção ao crédito, SPC e SERASA, são base de dados sobre consumidores, pessoas físicas e jurídicas adimplentes e inadimplentes, tendo como principal objetivo fornecer informações necessárias às análises para a concessão de crédito.

Quando uma pessoa física, por exemplo, deixa de pagar a fatura do cartão de crédito, o emissor do cartão poderá cadastrar seu nome no SPC ou SERASA, e sua situação ficará disponível à outras empresas que realizarem consultas através do seu CPF. O mesmo pode acontecer com pessoas jurídicas que por exemplo, não honrarem o pagamento com fornecedores.

Infelizmente, na maioria dos casos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas acabam tendo seu nome incluídos no SPC ou SERASA não por que quiseram, mas sim porque não se planejaram financeiramente ou foram vítimas de algum imprevisto.

Popularmente, quando uma pessoa tem seu nome incluído na lista dos órgão de proteção, diz-se que seu nome foi negativado ou que ela está com o “nome sujo“.

Se você sabe que está com dívidas, mas precisa saber os valores, dados de contato dos credores ou qualquer outro tipo de informação, é necessário realizar uma consulta junto aos órgãos de proteção ao crédito. Veja abaixo como consultar gratuitamente seu CPF no SERASA e no SPC.

Fechando acordo.
Caso a consulta aponte dívidas, o próximo passo é renegociar com o credor e tentar fechar um acordo que seja bom para ambas as partes.

CONSULTAR GRÁTIS CPF NO SERASA

Já é possível consultar gratuitamente a base de dados da Serasa Experian para verificar os registros feitos pelos credores, caso você esteja inadimplente com alguma empresa.

Basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br, realizar o cadastro e consultar gratuitamente seu CPF. Se houver registros, o site listará informações como nome do credor, data da dívida, valor e em alguns casos os dados de contato do credor.

Vale lembrar que não apenas quem está inadimplente pode usar o serviço. Quem acredita que teve o nome negativado indevidamente também pode se cadastrar e realizar uma consulta afim de verificar se realmente teve seu nome incluído ou não e por quem.

CONSULTAR GRÁTIS CPF NO SPC

A consulta ao SPC é fornecida pela empresa Boa Vista Serviços, e também pode ser feita gratuitamente por quem deseja obter informações sobre suas dívidas que foram incluídas no serviço.

Para realizar uma consulta, acesse o site da Boa Vista Serviço, realize seu cadastro, informe seu CPF e faça a consulta. Serão listadas todas as ocorrências que existirem em seu nome, bem como valores, datas e informações sobre os credores. Em alguns casos links para páginas de renegociação ou mesmo telefones para centrais de renegociação são informados.

LIMPANDO O NOME

Caso existam pendências em seu nome, o próximo passo é entrar em contato com o credor para renegociar sua dívida e tentar fechar um acordo que seja interessante para ambas as partes.

Na renegociação, geralmente as empresas concedem descontos para clientes inadimplentes por entender que eles estão naquela situação por algum motivo de força maior, e não por vontade própria. Quando não dão desconto, costumam parcelar, para facilitar o pagamento.

Vale lembrar que uma vez quitada a dívida, o credor tem o prazo de cinco dias úteis para providenciar a retirada do seu nome da lista de inadimplentes.