Como configurar roteador sem fio

Publicado em 11 novembro, 2015

Aprenda a configurar roteadores WI-FI para usar internet sem fio

Com a crescente utilização de aparelhos móveis capazes de acessar a internet, a exemplo de smartphones, tablets. notebooks, TVs e até alguns aparelhos domésticos, o uso de redes sem fio para acessar a rede mundial de computadores aumentou muito nos últimos anos.

Um grande mistério para muitos usuários domésticos de internet é como configurar o roteador para poder acessar a internet sem fio (WI-FI) em casa, motivo pelo qual em muitos casos um técnico é contratado apenas para realizar essa tarefa que geralmente é bastante simples.

Na verdade, fazer a configuração de um roteador para que ele passe a distribuir a internet sem fio não exige maiores conhecimentos técnicos sobre computadores ou redes pois, de maneira geral, poucas opções devem ser alteradas no painel de administração do mesmo.

COMO CONFIGURAR ROTEADOR SEM FIO (WIRELESS ou WI-FI)

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que a depender do fabricante do roteador alguns detalhes e opções de menus podem ser diferentes, porém o procedimento de maneira geral é o mesmo. Abaixo passamos as informações necessárias para configurar praticamente qualquer modelo de roteador WI-FI para uso doméstico.

Passo a passo

1. Ligue o cabo de força do roteador na tomada. Neste momento, não é necessário conectar o cabo de rede da internet no roteador, mas se ele já estiver disponível pode conectá-lo logo na porta WAN. Uma vez ligado, o roteador já começa a emitir o sinal wireless (sem fio), para que possamos configurá-lo.

2. No computador, pesquise pelas redes sem fio disponíveis e localize a rede do roteador recém-instalado. Geralmente o nome da rede é o nome do modelo ou do fabricante do roteador. Clique em conectar. Neste momento não é necessário senha.

3. Uma vez conectado, vem a parte um pouco mais complicada. Agora você deverá entrar nas configurações do roteador para fazer basicamente três coisas:

  • Inserir login e senha da internet fornecida pelo seu ISP ou provedor de internet, se houver
  • Configurar o nome da rede
  • Configurar a senha para acessar a rede sem fio

4. Para inserir essas configurações é importante conferir o endereço para acessar o roteador, e isso pode variar de acordo com o fabricante do mesmo, por isso é importante ter em mãos o manual de instruções do equipamento.

Em muitos modelos, as informações sobre endereço IP, login e senha para configurar o roteador estão disponíveis na embalagem, manual de instruções ou em etiquetas coladas geralmente no fundo do equipamento. Comumente três endereços IP são usados para isso:

  • 10.1.1.1
  • 192.168.0.1
  • 192.168.1.1

Digite o endereço do roteador na barra de endereço do seu navegador para acessar a página de login.

Por padrão, a senha e login para o primeiro acesso (e que deve ser alterada por você) é:

Login: admin
Senha: admin

Por segurança, esses dados também devem ser alterados. Para isso, procure nos menus a opção de alteração do login e senha para o acesso ao roteador, uma vez que não há um padrão de localização dessa opção.

4. Estando logado no roteador,você pode começar alterando o SSID, que é nome da sua rede. Poderá ser cadastrado qualquer nome, contendo letras e número com limite de até 32 caracteres.

Inserindo SSID
Configurando nome da rede (SSID). Normalmente as demais informações não precisam ser alteradas, a não ser que seu provedor solicite.

O próximo passo é cadastrar o login e senha fornecidos pelo seu provedor de internet, se houver. Normalmente há uma opção no menu com o nome INTERNET, no exemplo do nosso roteador a opção é “Instalação de conexão à internet”.

Senha do ISP
Alguns provedores podem exigir a utilização de login e senha para conexão à internet.

5. Normalmente há um menu com o nome WIRELESS, e dentro dele faremos mais algumas alterações. Uma vez dentro do menu wireless, essencialmente deveremos alterar as seguintes configurações:

Network authentication / encryption / segurança wireless: Selecione WPA2-PSK, por ser um padrão de rede mais seguro.
Pass / senha / chave de segurança: aqui você informará a senha necessária para se conectar à sua rede sem fio.

Senha da internet
De preferência, selecione o modo de segurança WPA2-PSK, pois é um padrão mais seguro. A tela de configuração do seu roteador pode ser diferente da apresentada nesse exemplo.

Salve as configurações.

Acessando a rede e a internet

Cumpridas as etapas acima, localize sua rede sem fio (SSID) através do gerenciador de redes sem fio do Windows ou do seu smartphone, clique em conectar e informe a senha cadastrada. Como você já cadastrou no roteador o login e senha do seu provedor, caso tenha sido necessário, ao logar na rede WI-FI você já terá acesso à internet.

Se por algum motivo você não conseguir se conectar à rede sem fio, ou conseguir se conectar a ela mas não conseguir acesso à internet, volte ao painel de configuração do roteador e confira as configurações feitas.