Como colocar senha em qualquer tipo de arquivo

Publicado em 22 janeiro, 2016 / Atualizado em 22 de janeiro de 2016

Proteja com senha qualquer tipo de arquivo e evite o acesso não autorizado

O acesso não autorizado a documentos e outros arquivos pessoais pode trazer diversos tipos de prejuízos, desde a violação da privacidade até a utilização de senhas para acessar serviços de e-mail e site de bancos, por exemplo.

Quando enviamos um documento ou qualquer outro tipo de arquivo por e-mail, comunicadores instantâneos ou mesmo redes sociais, corremos o risco de esses documentos serem interceptados ou mesmo abertos por outra pessoa que tem acesso ao dispositivo destinatário.

Neste post vamos apresentar um serviço online que rapidamente protege com senha qualquer tipo de arquivo, sendo bastante interessante para a proteção de documentos.

Protegendo com senha seus arquivos

O site Zip It! oferece um serviço de criptografia de arquivos online, dispensando a instalação de programas e a manipulação de arquivos com extensões específicas, como acontece com os diversos programas de criptografia.

Diferentemente dos softwares de criptografia, o Zip It!t não utiliza uma extensão de arquivo específica, mas sim o bom e conhecido HTML.

Os arquivos criptografados são armazenados em um arquivo HTML, que solicita a senha quando o mesmo é aberto. Depois de informada a senha, o próprio documento oferece um link para que o arquivo protegido seja extraído do HTML.

A principal vantagem oferecida pelo serviço é o fato de o arquivo ser protegido dentro de um arquivo HTML, o que facilita muito sua utilização haja vista que ele pode ser aberto por qualquer navegador, como o Internet Explorer, Chrome, Firefox, Opera e qualquer outro, inclusive os navegadores de smartphones.

Senha de acesso

Como criptografar os arquivos

1. Na tela do site, clique em “Select a file to encryt…” e localize o arquivo que deve ser protegido.
2. Assim que o arquivo é selecionado, o site exibirá uma janela solicitando que seja informada a senha de proteção.
3. Depois de informar a senha clique em “Ok” e faça o download do arquivo HTML.

Como abrir os arquivos

Para ter acesso ao arquivo protegido, abra o arquivo HTML utilizando qualquer navegador, informe a senha de proteção e clique em “Unlock”. Em seguida será exibido o link para que o arquivo seja extraído da página HTML, então basta clicar e fazer o download.

Não é necessário estar conectado à internet, a extração do arquivo é feita através de um download por estar contido dentro de um HTML.