Como cancelar conta em sites e redes sociais

Publicado em 13 abril, 2015

Existem sites que dificultam o cancelamento de contas de usuários e a exclusão de seu cadastro, veja como resolver o roblema

Para a maioria dos sites, ter muitos usuários cadastrados significa mais popularidade e retorno financeiro, independente do serviço oferecido ser pago ou gratuito. Sendo assim, as empresas que administram sites, portais e redes sociais se empenham muito em atrair e manter novos utilizadores.

Para isso, publicidade na internet, parcerias com outros e contatos diretos são meios usados para trazer mais pessoas para usar o serviço. Uma vez lá, os usuários podem render lucros para o site, seja comprando seus produtos e serviços ou de parceiros, visualizando publicidade e recebendo e-mails, muitas vezes indesejados.

De maneira geral, realizar o cadastro nestes sites é algo relativamente simples e rápido, afinal o possível novo usuário pode não ter muita paciência para preencher um formulário gigante.

No entanto, em muitos casos, o cancelamento da conta não é uma tarefa tão fácil quanto sua criação. Existem sites que dificultam muito o cancelamento da conta, exigindo diversas etapas, enquanto outros simplesmente não oferecem essa opção.

Para ajudar aqueles utilizadores que desejam cancelar seu cadastro em determinados sites que dificultam tal tarefa, foi criado o site accountkiller.com. Neste site você encontrará tutoriais ensinando a cancelar sua conta ou cadastro em centenas de sites e redes sociais.

Tela do site

Logo ao acessar o site, você verá a lista dos sites mais populares e o link para o tutorial que mostra como cancelar a conta em cada um deles.

accountkiller.com organiza os sites em três categorias (Branca, cinza e preta), de acordo com a dificultada apresentada para o cancelamento da conta:

Branca: são listados os sites cujo cancelamento da conta é mais simples, exigindo apenas alguns cliques e exclusão automática do cadastro. Nesta lista temos sites como o Facebook, Twitter, Google etc.

Cinza: aqui estão os sites que ficam no meio termo. Estes sites apresentam ao usuário mais dificuldade para cancelar sua conta. Ao contrário do que acontece com os sites da lista branca, aqui são necessárias mais etapas para o cancelamento. Em geral, os sites listados como cinza são aqueles que tentam fazer com que o usuário desista de cancelar sua conta, mas oferecem essa possibilidade. Aqui temos como exemplo o Groupon, iTnues e Skype.

Preta: aqui estão os sites onde não é possível cancelar sua conta, ou pelo menos não oferecem essa possibilidade em suas páginas. Os sites listados na lista negra são aqueles onde cancelar o cadastro é muito difícil, exigindo muitas vezes que o usuário entre em contato com a administração do site para que seu cadastro seja removido.

Em todas as categorias, são mostrados tutoriais mostrando passo a passo como fazer o cancelamento de contas de usuários dos sites cadastrados.