Como calibrar bateria de notebook novo e aumentar sua vida útil

Publicado em 31 outubro, 2011 / Atualizado em 9 de novembro de 2013

Calibrando a bateria, você garante a correta medição de carga

Apesar de toda a tecnologia existente atualmente, ainda existem dificuldades quando o assunto é medir reações químicas, ou o resultado delas. E é por esse motivo que é recomendável calibrar a bateria de notebooks e netbooks novos, ou daqueles que estão apresentando problemas na medição da carga da bateria.

Todas as baterias possuem uma placa controladora, que é responsável por medir a energia presente em suas células e informar ao sistema operacional em qual nível a carga está. Contudo, é possível que essa medição apresente falhas, que não seja informada a real carga presente na bateria. Isso induz o usuário a fazer recargas em momentos inadequados, podendo ocasionar a diminuição da vida útil da bateria.

Para evitar erros na medição e exibição da carga da bateria do notebook, é necessário calibrar a bateria.

Como calibrar a bateria de notebooks novos:

  • 1 – Assim que chegar em casa com seu notebook, conecte-o ao carregador e aguarde a carga chegar a 100%. Alguns notebooks possuem um indicador de carga, que acende uma luz no painel frontal do mesmo. Em geral essa luz fica vermelha enquanto a bateria está carregando e fica verde quando a carga está completa.
  • 2 – Depois que a carga chegar a 100%, desconecte o notebook do carregador. Em seguida desative todas as configurações e aplicativos de economia de energia, deixe o notebook consumir a energia de maneira natural, sem a interferência dos gerenciadores de energia. Vá utilizando o notebook até ele desligar por falta de energia.
  • 3 – Quando o ele desligar por falta de energia, aguarde cerca de duas horas e volte a carregá-lo, novamente até alcançar 100%.
  • 4 – Volte a utilizá-lo com os gerenciadores de energia desativados, até que novamente ele desligue por falta de energia.
  • 5 – Volte a carregá-lo até 100%, reative os gerenciadores de energia e comece a utilizá-lo normalmente.

Zerando totalmente a bateria, e depois carregando-a totalmente, possibilitamos à placa controladora medir com precisão a carga presente nas células, pois ela acompanhou essa carga desde o início.

Como o foco deste artigo são os notebooks e netbooks novos, recomenda-se calibrar a bateria nas duas ou três cargas iniciais, a fim de eliminar eventuais desníveis de medição deixados para trás nas calibragens anteriores.

Essa dica pode ser aplicada em qualquer notebook ou netbook, independente do fabricante, seja ele Dell, Samsung, STI – Semp Toshiba, HP, Acer, LG, Lenovo, Compaq, Positivo, Sony, Asus, Itautec etc. Vale lembrar que alguns aparelhos possuem ferramentas específicas para a calibragem da bateria. Nestes casos, consulte o manual do aparelho. No caso de aparelhos Samsung, existe a ferramenta Smart Battery Calibration, para saber mais, veja como calibrar bateria de notebook Samsung.