Como calcular consumo de energia de aparelhos elétricos

Publicado em 19 junho, 2013 / Atualizado em 4 de outubro de 2013

Aprenda a calcular o consumo de energia elétrica de aparelhos e seu valor na conta de energia

Controlar os gastos para equilibrar o orçamento doméstico não depende apenas de cortar gastos, mas também de saber economizar naquilo que se consome. Este tipo de economia é principalmente importante naqueles gastos que são fixos, que devem ser pagos todo mês. A exemplo da energia elétrica.

Com a grande quantidade de aparelhos elétricos e eletrônicos, assim como TV,  computador e eletrodomésticos, que praticamente já se tornaram indispensáveis na casa das famílias, a conta de energia se tornou um dos grandes vilões do controle de gastos.

Isso se deve principalmente ao fato de que não é comum o hábito de controlar o tempo de funcionamento dos aparelhos, mas sim deixá-los funcionando muitas vezes sem necessidade, a exemplo de lâmpadas e aparelhos de TV, que muitas vezes ligados mesmo sem estarem sendo usados.

Muitas pessoas se queixam que não conseguem controlar o gasto com energia elétrica porque não tem como medir o consumo dos aparelhos usados diariamente em casa. Isso não é verdade. Mesmo que não seja possível prever com 100% de certeza o consumo, é possível chegar bem próximo disso. Calculando o consumo e sabendo o valor do kWh é possível fazer uma previsão sobre o valor da conta de energia.

Desligando TV

Como calcular o consumo de energia

Fazer o cálculo de quantos kWh/mês (quiloWatts hora por mês) os aparelhos de sua consomem não é difícil. Abaixo mostramos a fórmula para fazer o cálculo e de brinde damos alguns exemplos.

Fórmula: (Potência x Horas x 30) / 1000
(Potência multiplicada pela quantidade de horas diárias multiplicada por 30 dias. Tudo dividido por 1000)

Exemplo:

Um chuveiro elétrico com potência 4800 watts funciona duas horas por dia durante trinta dias. Como calcular:

4.800 x 2 = 9.600 Wh/ dia (watts por hora por dia)

9.600 x 30 = 288.000 (consumo diário multiplicado por 30 dias)

288.000/1000 = 288 kWh/mês

Resumindo: (4800 x 2 x 30 )/1000= 288 kWh/mês

Esse cálculo pode ser feito com todos os aparelhos elétricos e eletrônicos da casa. Em seguida basta somar o consumo de todos eles e encontrar o consumo geral de energia da residência, loja ou escritório.

Como calcular o valor

Com o consumo em kWh/mês em mãos, fica fácil calcular qual será o valor a ser pago na conta de energia. Como já calculamos o consumo do chuveiro no exemplo acima, vamos usar seu consumo no cálculo do valor.

Vamos supor que o valor do kWh é de R$ 0,50. Agora basta multiplicar esse valor pelo consumo de energia mensal: 0,50 x 288 = R$ 144,00. Só o consumo de energia do chuveiro representará cento e quarenta e quatro reais da conta de energia.

Colocando tudo na ponta do lápis

Agora que você já sabe como calcular o consumo mensal de energia dos aparelhos elétricos e seu valor em reais na conta de energia, ficará muito mais fácil identificar quais os aparelhos que mais encarecem sua conta de luz, e com isso traçar estratégias para diminuir tanto o consumo quanto o gasto desnecessário com energia elétrica em sua residência.