Como calcular consumo de combustível do carro

Publicado em

Aprenda a calcular o consumo de combustível do seu veículo

O consumo médio de combustível do carro é alvo de muita atenção por parte dos proprietários de veículos. Praticamente todo mundo deseja ter um carro econômico, que “beba” pouco. No entanto, também existem pessoas que não dão muita importância ao consumo do carro, mas sim à sua potência e desempenho. Porém, em ambos os casos, seja por curiosidade ou para saber se está tendo prejuízo, é interessante saber quantos quilômetros o carro roda com um litro de combustível.

Algumas pessoas fazem a medição do consumo de combustível enchendo completamente o tanque e aguardando a luz da reserva acender. Contudo, podemos fazer a medição abastecendo outra quantidade que não seja a totalidade do tanque. Por exemplo, podemos abastecer sempre de cinquenta em cinquenta reais, ou de cem em cem. O cálculo para saber o consumo do veículo não é complicado, na verdade é bastante simples de fazê-lo. Abaixo mostramos como fazer a medição e o cálculo.

A maneira mais rápida e fácil de calcular o consumo de combustível é dividir o total de quilômetros rodados pela quantidade de litros usados no abastecimento.

Por exemplo:

Foi colocado 34 litros de combustível e o carro percorreu 380 quilômetros com esse abastecimento.

Fazendo a conta:

380/34 = 11, 17

No exemplo acima, o carro fez em média 11,17 quilômetros com um litro de combustível.

Como é comum as pessoas abastecerem os veículos de acordo com o valor e não com a quantidade de litros, ou seja, é mais comum alguém chegar no posto e dizer “coloca 50 reais de gasolina (ou outro combustível)” do que “Coloca 20 litros de gasolina”, é importante saber o valor do litro do combustível, para a partir daí achar a quantidade de litros.

Por exemplo:

Foi colocado R$ 50,00 de combustível num posto cujo preço do litro é de R$ 2,49, e com esse abastecimento o carro rodou 180 quilômetros. Qual foi o consumo médio?

Fazendo a conta:

50/2,49 = 20,08 litros (dividimos o valor pago pelo preço do litro, assim achamos a quantidade de litros)

180/ 20,08 = 8,96 (dividimos o total de quilômetros rodados pela quantidade de litros, assim achamos o consumo médio por litro)

No cálculo acima, chegamos à conclusão de que o abastecimento foi de 20,08 litros e que o consumo médio foi de 8,96 km por litro.

Uma dica para fazer a medição é sempre abastecer com a mesma quantidade de litros e no mesmo posto, e rodar até a luz da reserva acender. Quando acender, anote a quilometragem e faça o cálculo. Guarde o resultado, abasteça e repita o processo. Dessa maneira, com dados de vários abastecimentos, é possível conferir qual o consumo médio do veículo. Se você não tem tempo ou prefere não ter o trabalho de calcular, conheça uma planilha para calcular consumo de combustível.



Comentários
  1. Uberdan Bernardes das Chagas

    Estou me preparando atuar na função de gerente ou super visor de manutenção se puder me ajudar enviando me procedimentos manutenção e controle de frota fico muito grato, e se eu puder colaborar com algo etou a disposição OK!

Comentar