Como bloquear conexões não autorizadas à rede sem fio

Publicado em 15 novembro, 2015 / Atualizado em 11 de janeiro de 2016

Aumente a segurança de sua rede sem fio e evite a conexão de computadores não autorizados aplicando o filtro de MAC

Redes sem fio estão sendo cada vez mais utilizadas tanto em residências, prédios, condomínios ou mesmo em empresas, para o compartilhamento de redes e principalmente internet, sobretudo pela grande utilização atualmente de aparelhos capazes de acessar redes WI-FI.

Além da comodidade, a popularização de redes sem fio trouxe consigo a preocupação com o acesso não autorizado a elas. O acesso não autorizado pode acarretar diversos problemas, como a sobrecarga da rede, roubo de informações, utilização da rede para o cometimento de crimes etc.

Quando se fala em proteção de redes sem fio a primeira coisa que vem à mente é a utilização de senhas. Realmente o uso de senha é muito importante, no entanto, existe a possibilidade de ela ser descoberta ou mesmo compartilhada com outras pessoas, o que colocaria em risco a segurança dos demais usuários bem como da rede como um todo.

Para reforçar a segurança contra acesso não autorizado, uma medida importante é a filtragem de endereços MAC.

MAC significa Media Access Control, e consiste num código hexadecimal (letras e números) de 12 caracteres que identifica fisicamente um dispositivo na rede, ou seja, identifica uma placa de rede. Cada dispositivo que possua capacidade de se conectar a uma rede possui um MAC, seja computador, notebook, smartphone, tablet etc.

Exemplo de endereço MAC: 08:D4:HE:1P:65:O7

Com o filtro através do endereço MAC da placa de rede, somente os computadores cujos MAC foram cadastrados podem acessar a rede sem fio. Isso significa que mesmo com a senha em mãos, um computador cujo MAC não esteja autorizado no roteador não conseguirá acessar a rede, ou seja, o compartilhamento da senha nesses casos não causará o acesso não autorizado.

COMO APLICAR O FILTRO DE ENDEREÇO MAC

Aplicando filtro MAC

Dentro do painel de administração do roteador, dentro da opção “Wireless”, “Segurança” ou outra a depender do seu aparelho, haverá uma opção chamada de “Wireless MAC Filtering”, “Filtro de endereço MAC” ou algo semelhante, uma vez que cada fabricante pode optar por um nome diferente.

[related_posts]

Aberta a ferramenta de filtragem, você deve informar os endereços MAC autorizados a acessar a rede e selecionar a opção “Allow”, que significa aceitar, permitir. Também é possível, se for o caso, liberar a conexão vinda de qualquer endereço MAC, mediante senha, e bloquear endereços específicos, independente de senha.

Outras configurações mais avançadas podem estar disponíveis a depender do modelo do roteador. Além do simples filtro por MAC, é possível determinar horários para conexões, limite de tempo e dias da semana em que a conexão poderá ser possível, por exemplo.

De maneira geral não existe limite para a quantidade de  endereços MAC que podem ser liberados ou bloqueados no roteador. Mais uma vez, vai depender de cada roteador, cada modelo, cada fabricante.