Como bloquear acesso a sites pelo Avast

Publicado em 12 julho, 2013 / Atualizado em 13 de julho de 2013

Além de proteger contra vírus, o Avast permite o bloqueio de acesso a sites e redes sociais

A internet está cheia de conhecimento, diversão e entretenimento,  mas do mesmo jeito que é fácil encontrar conteúdo útil e de qualidade, também é muito fácil se expor a riscos que podem comprometer não apenas o funcionamento do computador, mas também a segurança e a privacidade dos usuários da internet.

Como se não bastasse as ameaças digitais, como vírus, spywares e muitos outros, existem outros perigos circulando a internet, como sites, blogs e perfis falsos em redes sociais criados por criminosos que atuam não apenas na internet, mas também no mundo real, utilizando a internet para aliciar suas vítimas.

O Avast possui uma ferramenta que poucos usuários conhecem e que pode aumentar ainda mais a sua segurança ou principalmente dos seus filhos na internet, o bloqueio de sites.

O bloqueio de sites funciona através do cadastro do URL, ou endereço da página. Com isso podemos bloquear redes sociais, sites, blogs e qualquer outra página da internet.

Como bloquear os sites

1. Abra a interface do Avast dando um clique duplo sobre seu ícone que fica ao lado do relógio do Windows.

2. Em seguida selecione a aba “Segurança” e no menu esquerdo clique sobre o item “Bloqueio de sites”.

3. Depois disso será exibida a tela onde os sites a serem bloqueados devem ser cadastrados. Para isso, basta informar o endereço do site, por exemplo: wwww.sitebloqueado.com.

Sites bloqueados

Além de poder informar o endereço completo do site, o Avast oferece uma interessante função, a de usar caracteres curingas, como o asterisco “*” e o símbolo de interrogação “?”. Por exemplo:

www.siteb* Irá bloquear todos os sites que começam com siteb
www.siteb? Irá bloquear todos os sites que começam com siteb e possuam a interrogação no URL.

Para impossibilitar o desbloqueio não autorizados dos sites bloqueados, é possível configurar uma senha de acesso.

Como colocar senha

1. Na tela principal clique no link “Configurações”.

2. No menu esquerdo clique na opção “Senha”, e em seguida insira a senha desejada. Depois disso basta salvar.

Agora, toda vez que alguém tentar acessar um site que foi bloqueado o Avast irá interromper seu carregamento e exibirá um aviso alertando que o acesso a esse site não é permitido.

Com essa simples medida você estará protegendo seu computador e seus filhos não só contra arquivos e programas maliciosos, mas também contra páginas que oferecem perigos tanto virtual quanto real.