Como baixar arquivos da internet direto para o Dropbox

Publicado em 29 dezembro, 2014

Aprenda a transferir arquivos da internet direto para suas pastas no Dropbox, sem precisar baixar para o computador

Apesar de a posse de dispositivos de armazenamento como pendrives e HDs externos garantir um bom nível de segurança, pelo fato de ser guardado fisicamente por uma pessoa, estes aparelhos podem sofrer danos que causarão a perda definitiva das  informações armazenadas.

Por esse motivo, serviços de armazenamento de arquivos na nuvem estão cada vez mais sendo usados como ferramentas de backup, para disponibilizarem os arquivos caso os dispositivos físicos tenham problemas.

O Dropbox já um serviço de armazenamento online bastante conhecido e utilizado em todo o mundo. Muitas pessoas o utilizam para guardar documentos, vídeos, imagens e todo tipo de arquivo digital.

Para guardar os arquivos lá, basta enviá-los do disco rígido direto para sua pasta no servidor do Dropbox. Contudo, caso o arquivo esteja em algum site ou servidor na internet, será necessário baixar para o PC para em seguida enviar para o Dropbox.

Em alguns casos, por motivo de privacidade ou mesmo falta de tempo, fazer o download para em seguida enviar para o Dropbox pode não ser uma boa ideia. E neste caso é interessante usar serviços como o URL Droplet.

O que o URL Droplet faz é enviar arquivos de sites e servidores direto para o Dropbox. Dessa maneira, você não precisa esperar o download para o PC para em seguida fazer o upload para o Dropbox, o URL Droplet envia os arquivos direto para sua pasta no Dropbox.

Para usar o URL Droplet é necessário se cadastrar. Usando o serviço gratuito, é possível enviar arquivos de até 30MB, para arquivos maiores é necessário assinar o serviço, pagando uma taxa mensal.

Mesmo o serviço grátis estando limitado a 30MB, já dá para enviar muitos arquivos, principalmente quando se tratar de documentos e imagens ou até mesmo pequenos vídeos ou arquivos de áudio. Para isso, basta copiar o endereço do arquivo, colar no campo apropriado na página do URL Droplet e confirmar. Logo após, o Dropbox irá lhe perguntar se permite que o aplicativo do URL Droplet acesse sua conta, confirme a permissão.

Depois de confirmar a permissão para acesso, você já poderá utilizar o URL Droplet e fazer o download direto para sua pasta no Dropbox.