Como aumentar o tamanho das letras de sites para ler o texto

Publicado em 12 novembro, 2012 / Atualizado em 12 de novembro de 2012

Saber aumentar o tamanho das letras de textos em sites é importante para quem tem problema de visão

Quando se cria um site, é importante ter em mente que ele poderá ser acessado por qualquer pessoa, desde jovens, adultos, idosos, homens e mulheres, com ou sem dificuldades visuais. No entanto, é muito pequeno o número de páginas que possuem recursos para adaptar o tamanho da fonte de texto às necessidades dos visitantes. Com isso, quem necessita de um tamanho de letra maior para fazer a leitura de um texto fica impossibilitado de fazê-lo, ou enfrenta bastante dificuldade de entender o que está escrito nas páginas.

Existem páginas que, mesmo para pessoas com a visão perfeita, o tamanho da fonte dificulta uma leitura mais demorada. Neste caso, se a referida página não possuir ferramentas para aumentar o tamanho do texto, cabe ao visitante encontrar a solução para a questão.

Isso porque alguns sites e blogs oferecem um recurso para aumentar o tamanho da fonte dos textos com apenas um clique, geralmente disponibilizada através de pequenos ícones posicionadas próximos ao texto. Porém, há páginas que não oferecem tal recurso, deixando o visitante desinformado sem saber o que fazer para aumentar o tamanho da letra. Para esses casos existe uma solução, e ela é bem simples.

Muitos usuários não sabem que é possível aumentar não apenas o tamanho das letras, mas, também, toda a estrutura da página. Isso pode ser feito através do teclado do computador, e é bastante útil para quem enxerga pouca ou tem problemas de visão.

Ao entrar em uma página cujo tamanho da letra seja muito pequeno, basta pressionar a tecla “Ctrl” e em seguida a tecla “+”. Mantendo pressionada a tecla “Ctrl”, cada vez que pressionamos a tecla “+”, toda a página aumentará de tamanho.

Para reduzir, pressionamos a tecla “Ctrl” e em seguida a tecla “-“. Para voltar ao tamanho original, pressionamos “Ctrl” e em seguida a tecla “0” (zero).

Resumindo:

Aumentar tamanho da letra: “Ctrl” + “+”

Diminuir tamanho da letra: “Ctrl” + “-“

Voltar ao tamanho original: “Ctrl” + “0” (zero)