Dicas para fazer as crianças dormirem melhor

Publicado em 13 julho, 2013 / Atualizado em 13 de julho de 2013

Confira dicas para fazer as crianças dormirem sem reclamar e terem um melhor sono

É comum as crianças terem dificuldade para dormir ou seguir um horário fixo diário para ir para a cama. Isso pode prejudicar o desempenho da crianças na escola, atrapalhar o sono dos país que muitas vezes ficam até tarde tentando colocar os filhos para dormir etc. Ou seja, desequilibra a rotina da família.

Como as crianças apresentam certa dificuldade de cumprir horários e regras, sempre querem fazer tudo ao mesmo tempo e na hora que tem vontade, é papel dos pais conter essa impulsividade e fazê-las cumprir os horários e seguir as regras determinadas. Abaixo listamos algumas dicas para fazer com que as crianças durmam bem e apresentem menos resistência para ir para a cama.

Crie uma rotina

Criar uma rotina é o primeiro passo para fazer com que a criança vá para a cama sem reclamação e preparada para dormir. Por isso crie um roteiro de tarefas a fazer, o que é permitido ou não, e os horários a serem seguidos. Esse roteiro deve ser iniciado por volta das 18h.

Determine o horário em que ela deve ir para a cama e sempre cumpra-o. Com relação ao horário, evite que ele seja muito tarde, até as 22h costuma ser satisfatório. Abaixo confira mais dicas para criar sua rotina.

Criança dormindo

Atividade relaxantes

Horas antes do horário de dormir, em média duas horas antes, evite que a criança pratique atividades que a deixem muito agitada, como jogar videogame ou assistir filmes. Em vez disso, estimule que ela faça algo mais tranquilo, como brincar com jogos de colorir, ouvir histórias ou mesmo brincar com algum jogo educativo, mas nada que seja eletrônico ou exija muita atenção e raciocínio rápido.

Ambiente tranquilo e agradável

Outro ponto que contribui para o bom sono das crianças é o ambiente onde ela dorme.O quarto da criança deve ser um ambiente silencioso, fresco e escuro. Se a criança tiver medo de ficar no escuro, o uso de uma luz noturna pode ajudar o ambiente a ficar ainda mais aconchegante. Televisão ou som mesmo contendo conteúdo infantil devem ser evitados.

Alimentação leve

Em média, nas duas horas que antecedem a hora de dormir evite que a criança consuma alimentos pesados. Frutas, iogurte, leite, cereais são exemplos de alimentos nutritivos, que não causam desconforto e que também não as deixam agitadas. Chocolates, biscoitos recheados e alimentos com muito açúcar ou gordura devem ser evitados.

Banho quente

Outra coisa que ajuda a criança a relaxar e se preparar para ir dormir é um banho morno. Ele também pode ser inserido na rotina diária, e já pode servir como indicar de que a hora de dormir está chegando. Ou seja, ao tomar o banho a criança já deve saber que a hora de dormir está chegando.