Cometer infração pode cancelar permissão para dirigir

Publicado em

Durante o período de permissão para dirigir, cometer infrações pode levar à cassação da habilitação provisória

A exigência de carteira de habilitação para a condução de veículos automotores como carros, motos e caminhões não existe por acaso. Dirigir ou pilotar um veículo exige além de habilidade e experiência, conhecimento sobre as normas e leis de trânsito, como se comportar nas ruas e rodovias e como agir em caso de panes no veículo, acidentes e diversas outras situações.

Os motoristas devem seguir no trânsito diversas regras para manter a ordem, sua segurança e dos demais motoristas e dos pedestres. Por esse motivo, durante o processo de tirar a habilitação, os futuros motoristas passam por diversas etapas, a fim de garantir sua capacidade de conduzir o veículo e seu conhecimento sobre as leis de trânsito.

Depois de passar por todo o processo de emissão de nova habilitação, o condutor não receberá sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação, mas sim uma permissão para dirigir. Durante o período de validade da permissão, que é de um ano, o condutor deverá ter bastante cuidado ao conduzir o veículo, não apenas para evitar acidentes, já que ele não possui muita experiência, mas, também, para evitar o cancelamento da sua permissão para dirigir, ou a cassação de sua CNH provisória.

Dentro do prazo de validade da permissão, o novo condutor poderá ter sua permissão cancelada diante de algumas situações, sendo elas:

  • Cometer infração de natureza gravíssima
  • Cometer infração de natureza grave
  • Ser reincidente em infração de natureza média

Diante de qualquer uma das situações citadas acima, a permissão será cancelada e o condutor terá que esperar mais um ano para refazer todo o processo de tirar a habilitação. Ou seja, terá que assistir às aulas teóricas, passar pelos exames práticos e teóricos, fazer as aulas práticas e passar pelas demais etapas, como se nunca tivesse feito antes.

Para evitar que sua permissão seja cassada, tenha o máximo de cuidado para não cometer nenhum tipo de infração, mesmo as infrações mais comuns, que vemos diariamente no trânsitos das cidades, pois os transtornos para refazer tudo serão grandes.


Compartilhe: