Coleção de miniatura de carros, como funciona

Publicado em 16 maio, 2013 / Atualizado em 16 de maio de 2013

Saiba um pouco mais sobre o mundo da coleção de carros em miniatura, modelos Die Cast

O colecionismo é um hobby que fascina e que a cada ano conquista novos adeptos. Geralmente motivados por curiosidade e paixão, os colecionadores se esforçam para tornar sua coleção cada vez mais completa, e fazem de tudo para obter aqueles exemplares mais raros, que no mundo dos colecionadores valem muito.

Em meio a tantos objetos colecionáveis, as miniaturas de veículos são uma das mais interessantes e bonitas. Afinal, carro é uma paixão praticamente universal. Eles são admirados por terem motores potentes, serem bonitos visualmente e por uma série de outros atributos específicos.

As miniaturas de carros também são conhecidas como Die Cast. Como os carros em miniaturas destinados à coleção são produzidos com metal injetado, e essa técnica é conhecida como die casting, as miniaturas acabaram sendo chamadas popularmente de modelos Die Cast.

Como escolher os modelos

Não existe regra na escola dos modelos de veículos. Tudo depende do gosto de cada um. Existem colecionadores que são apaixonados por uma marca de carros, outros pelo tipo de veículo (picapes, antigos, de competição etc.), ou todos os tipos de veículos.

Tamanho da escala

A escala é um ponto muito importante a ser observado na hora de montar sua coleção. A escala diz respeito ao tamanho da miniatura em relação ao modelo original. As escalas mais utilizadas são as seguintes: 1:18; 1:24; 1:43; 1:64. Na escala é mostrada quantas vezes a miniatura é menor em relação ao tamanho original do carro. Confira um exemplo:

Como calcular a escala

Se um veículo medir 4,5 metros:

Escala 1:18 (18 vezes menor – um por dezoito)

  • Como calcular: 4500 / 18 = 25 cm

Escala 1:24 (24 vezes menor – um por vinte e quatro)

  • Como calcular: 4500 / 24 = 18,7 cm

Escala 1:43 (43 vezes menor – um por quarenta e três)

  • Como calcular: 4500 / 43 = 10,5 cm

Escala 1:64 (64 vezes menor – um por sessenta e quatro)

  • Como calcular: 4500 / 64 = 7,3 cm

Essas são as escalas mais comuns de serem encontradas, porém existem outras menos comuns usadas principalmente em promoções e eventos especiais.

Miniatura de BMW
Miniatura de uma BMW Z8

Qual escala / tamanho da miniatura escolher

Não existe uma escala oficialmente adotada por todos os colecionadores. Eles podem escolher modelos produzidos em qualquer uma delas ou por todas elas. No entanto, existem escalas que possuem mais modelos disponíveis que outras, seja devido ao tamanho, que possibilita um trabalho mais bem acabado, seja pelo custo-benefício de fabricação.

[related_posts]

A escala 1:64, por exemplo, é usado nos carrinhos da Hot Wheels, que são facilmente encontrados em lojas de departamentos e supermercados. Contudo, colecionadores mais experientes ou exigentes não optam por essa escala devido ao fato de que, geralmente, os modelos tem um detalhamento muito pobre devido ao tamanho muito reduzido, além de sofrer com padronização de peças, que acabam fazendo com que a miniatura não seja idêntica ao modelo original.

AS escalas preferidas entre os colecionadores são as 1:43 e 1:18, principalmente pela quantidade de fabricantes e modelos disponíveis, além, também, de possibilitar que mais detalhes sejam trabalhados.

Como começar a colecionar

A dica para quem está começando a colecionar miniaturas de carros é visitar sites especializados e  ler revistas sobre coleção de miniaturas. Quanto a obtenção de exemplares, o recomendado é começar comprando modelos mais simples e baratos, e com o tempo, quando tiver certeza daquilo que quer, comprar modelos mais profissionais e sofisticados.