Cheque pré-datado pode ser depositado antes da data

Publicado em 13 dezembro, 2012 / Atualizado em 15 de dezembro de 2012

Mesmo estando com data posterior a da emissão, o cheque pode ser depositado a qualquer momento

Existem diversas formas de pagamento atualmente, seja para compras em lojas ou para pagamento entre pessoas físicas, por serviços prestados ou por mercadorias vendidas. No setor de comércio, geralmente a forma de pagamento mais utilizada atualmente é o cartão de crédito, seja pela segurança proporcionada ao lojista ou pela facilidade de uso por parte do consumidor.

O cheque, apesar de ainda estar presente no dia a dia de muitas pessoas, vem sendo cada vez menos utilizado para o pagamento de compras em lojas, tendo sido substituído pelo cartão de crédito ou mesmo por carnê e crediário próprio da loja.

Quando a relação comercial ocorre entre duas pessoas físicas, como prestaçãode serviços e venda de bens geralmente com valor alto, como, por exemplo, carros, motos e demais veículos, o cheque costuma ser a forma de pagamento mais comum, principalmente por sua faciidade de uso e segurança, já que o mesmo não pode sacado ou despositado imediatamente, a depender da situação, o que dá tempo para quem o emitiu sustá-lo em caso golpes, por exemplo.

Existem diversos tipos de cheques, ou maneiras de emiti-lo, e um dos mais comuns de vermos principalmente no comércio é o cheque pré-datado. Nele, o emitente o preenche com uma data posterior a da emissão, geralmente para trinta dias depois, e o beneficiário se compromete a apenas depositá-lo ou sacá-lo na data indicada no mesmo. Contudo, se a pessoa que recebeu o cheque depositá-lo antes da data, o banco tentará fazer sua compensação e, caso não tenha dinheiro na conta, ele voltará em fundos.

O cheque pré-datado pode ser depositado antes?

Sim. Por mais que muita gente reclame quando tem um cheque depositado antes da data, não existe nenhum amparo legal para anular tal situação. Isso porque o cheque é uma ordem de pagamento à vista. Possivelmente foi o comércio juntamente com a população quem inventou o cheque pré, mas para os bancos, todos os cheques são pagamento à vista. Mesmo que ele esteja datado com data posterior, ao ser depositado em qualquer banco ele irá para a compensação.

Por esse motivo, é importante ficar atento e entrar em acordo com o beneficiário do cheque (quem vai receber) para que ele se comprometa a depositar o cheque apenas na data combinada. Pois nada além disso pode ser feito.