Celular gastando crédito sozinho, como resolver

Publicado em 15 dezembro, 2015 / Atualizado em 18 de janeiro de 2016

O acesso constante à rede de dados móveis é uma das causas do gasto automático de crédito

O desaparecimento de crédito, já está se tornando algo comum entre os donos de celulares do tipo smartphone.

Coloca-se crédito no aparelho, ou melhor, é realizada uma recarga, e pouco tempo depois, mesmo que nenhuma ligação tenha sido feita, os créditos acabam ou são reduzidos.

Diante de tal fato surge a pergunta: “Como meus créditos acabaram, meu celular está gastando crédito sozinho?” A resposta na maioria das vezes é sim, ele está gastando crédito sozinho, de maneira automática, mas por culpa do seu dono.

PORQUE OS CRÉDITOS ESTÃO ACABANDO SOZINHOS

1ª possível causa, e mais comum: consumo de dados móveis além da franquia

Como praticamente todos os proprietários de smartphone utilizam aplicativos de redes sociais e para comunicação, para que funcionem adequadamente esses aplicativos devem estar constantemente em contato com os servidores responsáveis por transmitir as notificações dos contatos, ou seja, devem estar conectados à internet.

E caso o aparelho esteja conectado a uma rede de dados móveis, como a 3G, essa constante comunicação poderá acarretar o consumo de dados além da franquia contratada, o que gerará uma cobrança extra por parte da operadora pelos dados consumidos a mais.

Além disso, outro motivo é a sincronização automática de dados dos aplicativos. Nem todos os aplicativos precisam fazer a sincronização de dados com frequência, mas se você deixar no automático, a frequência de sincronizações pode acabar com sua franquia de dados.

Como resolver

  • Desative a sincronização automática dos aplicativos. Deixe para sincronizar manualmente quando estiver conectado a uma rede sem fio, internet Wi-Fi..
  • Desative os dados móveis quando não estiver usando a internet ou estiver conectado ao Wi-Fi.

Publicidade também consome dados. Mesmo que você não esteja usando a internet, mas sim um aplicativo local que exibe publicidade, tenha em mente que essa publicidade está sendo baixada para que possa ser exibida no seu celular, por isso a importância de desativar a rede móvel quando não estiver efetivamente usando a internet.

Smartphone preto
Por descuido ou configurações mal feitas pode ocorrer o gasto involuntário de créditos.

2ª possível causa, e também muito comum: assinatura inconsciente de serviços

Outro possível motivo para o desaparecimento de crédito é a contratação de serviços junto à operadora, que muitas vezes é feita pelo cliente sem perceber que está contratando um serviço que deve ser pago.

As operadoras costumam oferecer serviços que são gratuitos por um pequeno espaço de tempo, e que em seguida passam a ser cobrados do cliente, ou então divulgam a gratuidade do serviço apenas um determinado grupo de clientes, e os demais se confundem e pensam que é para todos os clientes.

Como resolver

  • Preste muita atenção no regulamento dos serviços oferecidos gratuitamente. Geralmente eles só são grátis por uma semana, e nas seguintes a operadora já passará a debitar o valor da assinatura automaticamente dos seus créditos. Se você não quiser pagar pelo serviço, peça logo o cancelamento.
  •  Algumas promoções são direcionadas para um público específico. Se surgiu uma promoção para clientes pós, e você é pré, com certeza a promoção não se aplicará a você, por exemplo. Por isso, confira se você, de acordo com seu plano, tem direito a participar.

Conclusão

Créditos não costumam desaparecer como mágica. Na quase totalidade dos casos, houve gasto de crédito porque o usuário não configurou corretamente o uso de dados móveis e acabou excedendo a franquia, ou contratou, sem querer, um serviço junto à operadora.