Celular Android travando, veja como resolver esse problema

Publicado em 11 dezembro, 2015 / Atualizado em 18 de janeiro de 2016

Confira dicas para diminuir os travamentos e problemas de lentidão em smartphones com sistema Android

Assim como acontece com os computadores, os celulares modernos, os smartphones, também podem sofrer travamentos ou congelamentos.

Isso se dá pelo fato de que eles possibilitam que aplicativos desenvolvidos por terceiros sejam instalados nos aparelhos e comecem a consumir recursos como processamento e memória, abrindo brecha para que erros nesses aplicativos afetem o sistema como um todo. Da mesma maneira, possibilitam que o próprio usuário faça alterações que podem acabar comprometendo seu bom funcionamento.

Além disso, falhas em atualizações ou modificações no sistema ou em aplicativos nativos podem causar erros que ocasionam os travamentos e lentidão na abertura ou utilização do aparelho.

Realmente não é fácil descobrir exatamente a causa dos travamentos, o que podemos fazer é uma investigação, realizando alguns procedimentos que poderão solucionar o problema. Se você está sofrendo com travamentos e lentidão no seu celular com o sistema Android, confira abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo a resolver o problema.

Samrtphone
Em muitos casos, com ações simples é possível reduzir as chances de o celular travar ou apresentar lentidão.

[related_posts]

COMO ACABAR COM OS TRAVAMENTOS

Desinstale aplicativos que não são mais utilizados

Principalmente quem possui um aparelho com muito espaço interno, costuma deixar instalados aplicativos que não são mais usados, já que, teoricamente, eles não estão atrapalhando.

Então vamos começar por eles. Já que eles não são mais usados, vamos desinstalá-los para já afastá-los como a causa dos travamentos.

Apagar dados e cache de aplicativos

Essa dica deve se seguida com cautela, pois a exclusão de dados e cache de aplicativos elimina informações personalizadas, como senhas e preferências.

No entanto, dados de aplicativos podem conter erros que causam o mal funcionamento do aplicativo, fazendo-os consumir mais processamento, memória ou causando conflitos com o sistema ou outros aplicativos.

Analise se informações importantes poderão ser perdidas e em seguida apague os dados de aplicativos e o cache.

Elimine arquivos inúteis

Diretamente, arquivos inúteis poderão não causar problemas com travamentos. Contudo, principalmente em aparelhos com pouca memória interna, a presença de muitos arquivos inúteis poderá deixar o sistema mais lento. Por isso, faça uma varredura no seu aparelho e elimine arquivos temporários e inúteis. Para isso, procure por “limpadores” no Google Play.

Aplicativos rodando em segundo plano

Muitos aplicativos rodam em segundo plano principalmente para emitir alertas e notificações em tempo real. O problema é que isso pode sobrecarregar o aparelho, consumindo muitos recursos, ainda mais quando o número de aplicativos rodando em segundo é grande. Se o aplicativo não for realmente necessário, desative-o. Muitos limpadores também poderão ajudá-lo na tarefa de identificar tais aplicativos.

Atualizações

Outra ação que pode resolver o problema com travamentos é fazer a atualização de aplicativos e do próprio sistema operacional.

As atualizações existem para corrigir falhas encontradas, para melhorar o funcionamento ou mesmo corrigir falhas causadas por incompatibilidade. Por esse motivo, atualizar todos os aplicativos e o próprio Android pode acabar com os travamentos.

Reiniciar ou resetar

Se nada do que foi dito antes resolveu seu problema, temos mais duas cartas na manga, reiniciar ou resetar o aparelho.

Reiniciar funciona da mesma maneira que no computador. Pode ser que algum aplicativo que esteja sendo executado apresente problemas que ocasionem os travamentos. Ao reiniciar o aparelho, esse processo será interrompido. Esse procedimento pode ser feito a qualquer momento e não apresenta riscos para o aparelho.

Se ainda assim não resolver, vamos para a medida mais extrema, que é a de resetar o aparelho.

Resetar significa reverter o sistema e as configurações para o estado original, de fábrica. E com isso eliminar configurações mal feitas ou arquivos problemáticos.

Antes de fazer o procedimento de reset, é muito importante realizar um backup de seus arquivos e contatos, salvá-los em um local seguro, uma vez que o reset costuma apagar tudo que está na memória interna do aparelho. Por segurança, é recomendável remover também o cartão de memória antes de resetar o aparelho, caso ele possua arquivos que não podem ser perdidos.