Causas e como evitar mau hálito

Publicado em 23 abril, 2013 / Atualizado em 24 de abril de 2013

Conheça as causas mais comuns para a halitose, mais conhecida como mau hálito, e se proteja

O convívio social exige que alguns cuidados sejam tomados para evitar situações constrangedoras diante de outra pessoas. E uma situação que facilmente causa mal estar não só para a pessoa mas também para todos que estão à sua volta é o mau hálito.

O mau hálito também chamado de halitose é um problema que afeta a todos. Contudo, há pessoas que sofrem frequentemente ou até mesmo cronicamente, enquanto que a maioria da população apenas apresenta halitose em momentos específicos, sendo geralmente causada por acontecimentos atípicos e passageiros.

A grande dificuldade que se tem com relação à halitose é que nem sempre a pessoa sabe ou até mesmo desconfia que sofre desse mal. É possível que alguém mais próximo, como amigo, irmão, namorada etc., alerte sobre o problema. Porém, colegas de faculdade, de trabalho e pessoas estranhas dificilmente comentarão sobre o assunto.

A halitose, de maneira geral, não é sinal de algum problema de saúde grave, mas é importante diagnosticar sua causa para que seja possível evitar ou tratá-la de maneira adequada.

[related_posts]

O que pode causar mau hálito

O mau hálito pode ser causado por diversos fatores. No entanto, em torno de 80% dos casos ele tem origem na boca, e não é causado por problemas de saúde. Abaixo listamos as principais causas para o mau hálito.

  1. Gases produzidos por bactérias presentes na boca
  2. Restos e resíduos de alimentos presos aos dentes e língua
  3. Hidratação inadequada
  4. Escovação insatisfatória dos dentes
  5. Deixar de fazer a higienização ou escovação da língua
  6. Acúmulo de saburra lingual (mancha ou massa esbranquiçada fixada na parte posterior da língua)
  7. Cigarro
  8. Prisão de ventre
  9. Uso de alguns remédios
  10. Higienização inadequada ou insuficiente da boca
  11. Não usar fio dental
  12. Consumo excessivo de álcool

Como evitar o mau hálito

Essas foram as causas mais comuns da halitose. Perceba que nenhuma dela é derivada de alguma doença, mas sim de situações típicas do cotidiano. Sendo assim, ao tomar conhecimento delas fica muito mais fácil ficar longe do mau hálito, pois na maioria dos casos apenas com a higiene adequada da boca é possível prevenir a halitose. Ou seja, para se prevenir do mau hálito, basta evitar as situações citadas acima.

Mas lembre-se, mesmo não sendo causado por doenças na maioria das vezes, em alguns casos pode sim ser devido alguma doença.