Cartão de crédito e débito, diferenças e qual o melhor

Publicado em 23 dezembro, 2012 / Atualizado em 23 de dezembro de 2012

Tire suas dúvidas sobre cartão de crédito e cartão de débito

Pensando em facilitar a vida dos clientes e ao mesmo tempo garantir retorno financeiro para a instituição, através da cobrança de diversas tarifas, os bancos estão cada vez mais criando e disponibilizando ferramentas para facilitar a vida dos seus clientes, seja na hora de realizar transações bancárias, como pagamentos e transferências, seja na hora de fazer compras. Para as compras, os produtos geralmente oferecidos pelos bancos são: cartão de crédito, cartão de débito e o cheque.

Normalmente, ao abrir uma conta corrente, o cliente automaticamente tem direito a um cartão de crédito e outro de débito, de forma individual, ou seja, um cartão para cada operação. Em outros casos, o banco emite um único cartão com as duas funcionalidades, onde o cliente pode utilizar tanto a função crédito quanto a de débito.

Apesar de ser facilmente possível diferenciar um cartão de crédito de um cartão de débito, ainda é comum encontrar clientes que não sabem a diferença entre eles. Geralmente tais clientes são titulares de contas recentes, ou são pessoas idosas, com pouco conhecimento bancário. Devido ao fato de confundir um com o outro, o cliente pode acabar tendo prejuízos como, por exemplo, usar o saldo da conta que estava reservado, para fazer o pagamento de uma compra pelo cartão de débito, sendo que a intenção era pagar a compra pelo cartão de crédito.

Para não confundir mais, saiba a diferença entre o cartão de crédito e o cartão de débito e algumas características de ambos.

Cartão de crédito – com este tipo de cartão o cliente só fará realmente o pagamento (desembolsará dinheiro) no dia do vencimento da fatura. É com ele que podemos fazer compras parceladas, dividir o pagamento das compras em várias vezes. A depender da data de vencimento da fatura e do dia de compra, é possível aproveitar a melhor data para compra, que é quando é possível obter prazos de pagamento maiores que 30 dias, podendo chegar a 40 dias de prazo.

Cartão de débito – com ele não há prazo, o pagamento é feito à vista através do débito em conta corrente, ou em conta poupança caso esta esteja com a baixa automática ativada. O cartão de débito é como um cartão de banco, ele se comunica diretamente com sua conta. Com ele, o pagamento só é possível se sua conta possuir saldo positivo, já que ao passá-lo, o dinheiro automaticamente sai de sua conta e ficará sob a responsabilidade da operadora do cartão, que posteriormente repassará para a loja onde a compra foi feita.

Qual é melhor?

Não é possível determinar qual dos dois tipos de cartão é melhor. Quando se tem dinheiro na conta e há desconto para pagamento à vista, o cartão de débito costuma ser a melhor opção. Quando não se tem o dinheiro para comprar à vista, a melhor opção é cartão de crédito, que pode ser usado para parcelar o pagamento ou para realizá-lo na data de vencimento da fatura.

Como podemos perceber, há momentos em que o cartão de crédito é mais adequado, enquanto há outros em que a melhor opção é o cartão de débito.