Carro consumindo muito combustível: possíveis causas e soluções

Publicado em

Conheça peças e problemas que podem aumentar o consumo de combustível

O funcionamento de um carro é resultado de um conjunto de peças interdependes funcionando em sincronia e em constante comunicação uma com as outras ou com a central eletrônica do carro, também conhecida como Centralina ou ECU (Unidade de Controle Eletrônico), como é chamada tecnicamente. Nesse caso, as peças são eletrônicas. Mas também há a sincronia entre peças mecânicas, ou seja, sem contato com a Centralina, como é o caso das peças de direção, freio, suspensão ou transmissão.

No caso dos componentes eletrônicos, sobretudo os do sistema de injeção, o perfeito funcionamento deles é determinante para o bom desempenho do veículo, seja com relação à potência ou ao consumo de combustível. Isso ocorre porque cada sensor instalado no carro tem o papel de mandar informações específicas para a central, de modo que através de tais informações a central determine o que deverá ser feito. Tais informações podem ser: temperatura da água do sistema de arrefecimento, velocidade, percentual de cada combustível utilizado (no caso de veículos flex), estado da mistura ar x combustível, rotação do motor etc.

Enchenco o tanque

(Imagem: © morgueFile.com)

No que diz respeito ao consumo em veículos equipados com injeção eletrônica, há diversos componentes que, quando com defeitos, provocam um aumento no consumo de combustível. Popularmente falando, é nesse momento que ouvimos o dono do carro dizer “Meu carro está bebendo muito“.

É bom ter em mente que além de peças defeituosas, existem hábitos que fazem o carro consumir mais, para saber quais são e evitá-los, leia: Dicas para economizar combustível.

Se seu carro está consumindo muito combustível, seja ele álcool, gasolina ou ambos, confira abaixo algumas possíveis causas e soluções.

Sonda lambda (sensor de oxigênio)

A sonda lambda é uma peça que fica localizada no tudo de escapamento dos veículos e tem como função analisar os gases provenientes da queima de combustível realizada pelo motor. Mais especificamente, o trabalho da sonda lambda é analisar a situação da mistura ar x combustível e informar a central sobre essa situação. Se for detectado que a mistura está pobre em combustível, a central irá injetar mais combustível no motor. Na situação contrária, ela irá determinar que menos combustível seja injetado.

Quando a sonda está com problema, ela pode mandar informações errôneas para a central, o que poderá trazer transtornos, como o consumo exagerado de combustível. Ou seja, se a sonda estiver com problema, ela pode avisar para a central que é necessário injetar mais combustível, mesmo não sendo, o que acarretará consumo elevado.

Vela de ignição

A vela é um importante componente do sistema de ignição, pois ela lida diretamente com o combustível. Através do cabo de ignição, a corrente gerada pela bobina chega até a vela que, em seguida, gera a centelha (faísca) responsável pela queima do combustível que foi injetado no cilindro. Quando as velas estão com problema, seu poder de gerar centelha fica comprometido, causando assim uma queima ineficiente de combustível.

Em outras palavras, parte do combustível não é queimada, é eliminado junto com os gases através das válvulas de escape. Isso faz o carro consumir mais porque, para manter a potência necessária, a central injeta mais combustível para compensar a perda de potência gerada pela falha na queima do combustível injetado anteriormente e, com isso, o consumo aumenta.

Filtro de ar

O ar que é comprimido e queimado junto com o combustível passa pelo filtro de ar, que é responsável por eliminar impurezas que podem prejudicar o funcionamento do motor. Quando o filtro de ar está muito velho, pode fazer com que o consumo de combustível aumente de duas maneiras:

1. Impurezas podem passar pelo filtro e entrar junto com o ar na câmara de combustão. Com isso, a mistura ar x combustível fica comprometida e a queima não gera potência suficiente, o que obriga o sistema a injetar mais combustível desnecessariamente.

2. O filtro pode entupir e dificultar a passagem do ar, o que fará as velas queimarem mais combustível, gerando mais consumo além de aumentar o risco de carbonização do motor.

Cabo de vela

O cabo de vela é responsável por levar a corrente até a vela. Quando com problema, a passagem de corrente pode ser comprometida, chagando até bloqueá-la completamente. Não é muito comum todos eles apresentarem problemas de uma só vez, mas o recomendado é trocar todo o jogo de cabos, mesmo com apenas um apresentando problema.

Bobina de ignição

A bobina é responsável por gerar a corrente responsável pela queima de combustível. Ela estando com defeito pode causar falhamento, perda de potência e consumo exagerado de combustível. O consumo de combustível aumenta porque não há tensão suficiente para queimar o combustível, e para compensar isso mais combustível será injetado.

Essas foram algumas dicas básicas sobre possíveis causas e soluções para o consumo exagerado de combustível. Esse texto é direcionado aos donos de carro que pouco entendem de mecânica, pois traz conceitos e informações básicas. Se seu carro está consumindo muito combustível, leve-o imediatamente a uma oficina, pois a solução pode ser bem mais barata do que o combustível queimado desnecessariamente.



Comentário
  1. odair xavier dos santos

    gostei muito do esclarecimento, mas me responda qual que deve ser o consumo correto de um fiat uno fire flex 2006.

  2. adeilton

    boa tarde ! meu carro é um palio fire 2005 /2006 1.0 flex esta com consumo exagerado 7 km co um litro , já troquei filtro de ar , filtro d combustivel , vela cabo ,sonda lanida ´, limpesa de bico & tbi .
    o q faço agora ? ja naõ sei mais o q fazer.

  3. Caio Vinicious

    Eu fiz a mesma coisa no meu parceiro ele continua bebendo muito do mesmo jeito. O quê nos fazemos agora?? Agradeço.

  4. luan marcel

    Ola meu carro e um celta vhc 04. ele ta consumido muita. gasolina o que faço

  5. osmar felix

    Bom dia tenho um astra 00 ele e a gas e flex mas no aparelho ele esta consomindo muito no alcool ele esra fazendo 2.5 no maximo olha q so usso o alcool para ligar o carro na gasolina eu nem testei com medo so falta eu trocar as velas e ja estou desesperado se nao for elas bom dia

Comentar