Carro antigo não precisa pagar IPVA, há isenção de pagamento

Publicado em

O tempo de fabricação para isenção do IPVA varia de acordo com cada estado

Comprar um carro novo é o sonho de muita gente. Tudo novinho, nenhum barulho ou chiado, tudo funcionando perfeitamente, nada de arranhões ou amassados. Essas são algumas das características que fazem do carro zero quilômetro o sonho de consumo de muitos homens e mulheres. Mas apesar de tantos pontos positivos, o carro novo tem outro que talvez não devamos chamar de negativo mas, talvez, de incoveniente: o preço do IPVA.

Como sabemos, o valor do IPVA é calculado em cima do preço do veículo. Seja ele carro, moto ou caminhão, quanto mais alto seu valor, maior será o valor do IPVA. Além disso, cada estado aplica sua própria alíquota, o que pode fazer com que o mesmo modelo e ano de um veículo tenha o valor do IPVA diferente a depender do estado. Para saber mais sobre o IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), leia o post: Como calcular o IPVA.

Apesar de haver alegria com a aquisição de um carro novo, por outro lado, também pode existir a alegria por possuir um carro velho, com muitos anos de fabricação. Apesar de essa alegria não ser proporcionada pelos itens comentados no início do texto, o carro velho oferece um benefício ao seu dono: a isenção do IPVA. Ou seja, dependendo da idade do carro, fica isenta a cobrança do imposto aos seus proprietários.

ESTADO CARROS ISENTOS
Acre 10 anos da data de fabricação
Alagoas 20 anos da data de fabricação
Amapá 15 anos da data de fabricação
Amazonas 15 anos da data de fabricação
Bahia 15 anos da data de fabricação
Ceará 15 anos da data de fabricação
Distrito Federal 15 anos da data de fabricação
Espírito Santo 15 anos da data de fabricação
Goiás 10 anos da data de fabricação
Maranhão 15 anos da data de fabricação
Mato Grosso do Sul 15 anos da data de fabricação
Mato Grosso *
Minas Gerais a redução é progressiva de acordo com o ano do veículo
Pará 15 anos da data de fabricação
Paraíba 15 anos da data de fabricação
Paraná 20 anos da data de fabricação
Pernambuco a redução é progressiva de acordo com o ano do veículo
Piauí 15 anos da data de fabricação
Rio de Janeiro 15 anos da data de fabricação
Rio Grande do Norte 10 anos da data de fabricação
Rio Grande do Sul 20 anos da data de fabricação
Rondônia 15 anos da data de fabricação
Roraima 10 anos da data de fabricação
Santa Catarina veículos fabricados até 1985
São Paulo 20 anos da data de fabricação
Sergipe 15 anos da data de fabricação
Tocantins 15 anos da data de fabricação

* O tempo de fabricação para a isenção do pagamento do IPVA no estado de Mato Grosso está sendo revisado por nossa equipe, a partir do comentário feito pelo visitante Carlos.



Comentário
  1. marcos

    será que algum dia vão mudar essa isenção em SC? Podia subir no minimo 8 anos!

  2. Décio Delmar Ludwig

    Amigos,

    Gostaria de saber o número da lei que isenta o IPVA, em carros antigos ( mais de 15 anos) no estado do Mato Grosso.
    Abraço,
    Décio

  3. Danillo

    A população deve estar ciente de que esse “imposto” é na verdade um insulto e reagir. Impostos que ataca bens que não geram lucro, renda, juros ou dividendos não poderiam ser considerado “imposto”. Por isso IPVA e IPTU, são na verdade CONFISCOS. Ou seja, os governinhos solapam o dinheiro do cidadão com a maior cara-de-pau, sem dar a menor explicação convincente de que esse acinte seja justificável. Se um veículo for de uma locadora, é justo cobrar imposto sobre o rendimento gerado pelo aluguel do veículo. Se for um táxi, é justo cobrar imposto sobre a renda das corridas. Pergunto a você, cidadão: de onde você tira o dinheiro para pagar o IPVA? Obvio. De sua renda LÍQUIDA, que já foi mordida pelo Leão. Agora, cobrar imposto sobre a “propriedade de veículo”? É o cúmulo. Levando-se em consideração que uma infinidade de impostos já foram PAGOS no ato da compra do veículo para a mesma fonte arrecadadora, o cidadão é obrigado a pagar duas, três vezes impostos sobre o mesmo objeto ou bem todas as vezes que uma nova “desculpa” ou pretexto aparece. Enquanto a sociedade não reagir contra essa infâmia, ela só vai continuar e aumentar. Com a desculpa de que carros velhos poluem mais, em S. Paulo a prefeitura já está “inventando” a cobrança obrigatória de taxa de revisão de carros com mais de dez anos. Tudo o que diz respeito a impostos no Brasil, vale tudo para arrecadar mais e mais e sem parar. Uma infâmia. Só um imposto os políticos não ousaram inventar ainda: o IPFC – IMPOSTO SOBRE A FALTA DE CARÁTER.

  4. Carlos

    Em SC é um r****. Isso tem que ser revisto. É um Absurdo.

  5. IPVA MT

    Não existe este benefício no estado de MT.
    Segue página da SEFAZ-MT para comprovar:

    http://www.sefaz.mt.gov.br/portal/AgenfaVirtual/index.php?acao=openPage&codgConteudo=1256

    Ocorrerá o reconhecimento de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para os seguintes casos:

    I – Máquina e trator agrícola e de terraplanagem;

    II – Veículo aéreo de exclusivo uso agrícola;

    III – Veículo automotor destinado à pessoa portadora de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, diretamente ou por intermédio de seu representante legal, limitado a único veículo por proprietário.
    Mais informações.

    IV – Ônibus de transporte coletivo urbano, que tenha rampa ou outro equipamento especial de ascenso e de descenso para deficiente físico.
    Mais informações.

    V – Veículo de aluguel (táxi), dotado ou não de taxímetro, destinado ao transporte de pessoa, limitada a isenção a 1 (um) veículo por proprietário;
    Mais informações.

    VI – Veículo de combate a incêndio;
    Mais informações.

    VII – Locomotiva e vagão ou vagonete automovidos, de uso ferroviário;

    VIII – Embarcação de pescador profissional, pessoa natural, por ele utilizada na atividade pesqueira, com capacidade de carga até 3 (três) toneladas, limitada a isenção a 1 (uma) embarcação por proprietário.
    Mais informações.

  6. Marcos Paulo Sarmento

    Todos os estados tem uma idade de 20 ou 15 anos,só em sc é essa palhaçada de 1985….

  7. Pedro

    Alguem q vai pagar por 15 anos nao quer transferir aqui pra goias? Aqui é bom so 10 anos

  8. Marcos Wild

    No Brasil deveria ser igual nos EUA, quanto mais velho o carro mais caro é o imposto, isso incentiva a pessoa trocar o carro velho pelo mais novo, ajuda tirar de circulação aqueles carros que estão sem condições de circular e estimula as vendas de carros novos.

  9. Sergio

    Se o brasileiro tivesse a mesma renda de um ‘americano’ até vai. Mas como estamos hoje…

  10. Josué Siqueira

    Parece que só no Mato Grosso os políticos são mais “avidos” por “receitas” quem sabe um dia a gente coloque no poder políticos com menos interesse próprio e mais preocupado com o povo. Se ao menos os valores arrecadados voltasse em beneficio do povo… ao que parece estes valores só voltam em beneficio da “minoria” do povo, minoria esta formada pela classe Política, que nos afronta com mentiras todos os dias e com a maior cara de pau …Que Deus tenha piedade de nos, porque os nossos benfeitores eleitos por nos para trabalhar a nosso favor, ao invés de nos ajudar a melhorar de vida, só tem nos empurrado para mais distante do Proletariado.

Comentar