Cancelar mensagem de texto SMS com propaganda no celular

Publicado em 10 fevereiro, 2013 / Atualizado em 11 de março de 2013

Aprenda como solicitar que a operadora pare de enviar SMS com publicidade para seu celular

Como diz aquele velho ditado “Propaganda é a alma do negócio”, e as operadoras de celular parecem levar isso bem a sério, a ponto de usar um dos meios de comunicação usadas pelos celulares para enviar textos publicitários para seus clientes, sem o consentimento destes. A forma de comunicação em questão é a mensagem de texto, o famoso SMS.

As mensagens de texto são uma maneira prática e barata de se comunicar, usada geralmente para dar avisos, passar algum tipo de informação ou apenas dar notícias. Ou seja, geralmente elas são usadas quando não há necessidade de fazer uma ligação, que na maioria das vezes sempre sai mais caro que mandar um SMS.

Muitos clientes das operadoras de telefonia celular reclamam do envio não autorizado de propaganda via SMS. Na maioria dos casos, as mensagem publicitárias são enviadas em momentos inadequados ou frustram os clientes que estão aguardando uma mensagem importante, além de encher a caixa de entrada de conteúdo indesejado.

Devido a muita reclamação dos consumidores, a ANATEL determinou que as operadoras de celular dessem aos seus clientes a possibilidade de pedir o cancelamento do envio de publicidade via mensagem de texto, e essa determinação foi atendida por elas. Ou seja, agora é possível bloquear as mensagens com publicidade, basta solicitar que a operadora pare de enviar os SMS publicitários para seu celular, seja para divulgar promoções ou oferecer serviços.

Como cancelar o envio dos SMS com propaganda

Para solicitar que as operadoras parem de enviar as mensagem de texto com propagandas para seu celular, envie um SMS com a palavra “SAIR” para os seguintes números:

Claro: 888
Oi: 55555
TIM: 4112
Vivo: 457

Depois de enviar a solicitação de cancelamento, geralmente num prazo de até 24h você receberá um SMS confirmando que seu pedido foi recebido e aceito. A partir desse momento você não irá receber mais nenhuma mensagem da operadora contendo propagandas.