Calibrar bateria de notebook Samsung pelo setup

Publicado em 13 novembro, 2011

Notebooks e netbooks da Samsung possuem ferramenta para calibrar bateria

Como já foi falado no post Como calibrar bateria de notebook, calibrar a bateria significa esgotar totalmente a carga presente nela e em seguida recarregá-la. Esse é um procedimento recomendado por todos os fabricantes de notebooks, netbooks e outros aparelhos portáteis que utilizam baterias.

O processo de calibragem de baterias pode ser aplicado em qualquer aparelho, independente do seu fabricante. Contudo, caso um desses fabricantes faça recomendações específicas, é interessante segui-las, afinal de contas elas estão sendo passadas por quem mais entende do assunto, a empresa que o fabricou.

Como exemplo temos a Samsung, que disponibiliza uma ferramenta para que o usuário possa calibrar a bateria do seu computador portátil. O nome dessa ferramenta é “Smart Battery Calibration”, e só pode ser acessada através do setup do notebook, ou netbook.

Confira abaixo um passo-a-passo de como usar essa ferramenta.

1 – Se seu notebook estiver desligado, ligue-o e assim que aparecer o logotipo da Samsung pressione a tecla “F2”. Com isso você entrará no setup da máquina.

2 – Utilizando as setas do teclado, navegue até a aba “Boot”. Em seguida localize a opção “Smart Battery Calibration” e pressione a tecla “Enter”.

Tela do Smart Battery Calibration

3 – Após ativar a ferramenta, será exibida uma tela onde será mostrada a carga atual da bateria. Neste momento a bateria já estará sendo descarregada pela ferramenta. Agora só resta esperar que a bateria seja totalmente esgotada. Segundo a Samsung, esse processo pode levar de 3 a 5 horas, a depender da capacidade da bateria e da carga presente nela.

4- Quando o processo for concluído, conecte o carregar e carregue a bateria até atingir 100% de carga.

Feito isso, sua bateria já estará calibrada.

Se depois de iniciar a calibragem, você necessitar usar o notebook, o processo pode ser interrompido pressionando a tecla “Esc”.

O processo de calibragem é recomendado para aparelhos novos ou que estão apresentando divergência na medição de carga, ou seja, que exibem a informação de que tem carga, mas de repente desligam ou hibernam por falta ou baixa energia, por exemplo.