Calcular juros e multa de DARF atrasado do Imposto de Renda

Publicado em

Tutorial ensinando a calcular juros e multa do DARF no Sicalc

DARF é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, é o instrumento (boleto) utilizado para o recolhimento de impostos de competência federal. O DARF é utilizado para o pagamento de diversos tipos de tributos tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. No caso de pessoas físicas, podemos citar sua utilização para o recolhimento do Imposto de Renda – IRPF, no caso de pessoas jurídicas, temos como exemplo o recolhimento do imposto unificado do Simples Nacional.

Quem é obrigado a fazer o recolhimento do IRPF através do Carnê Leão deve ter muita atenção para deixar não passar a data de pagamento, pois o recolhimento do imposto, neste caso, deve ser feito mensalmente, e o atraso no pagamento acarreta multa e juros diários.

Se você deixou passar a data para pagamento do imposto, é possível imprimir um novo DARF, contendo a multa e os juros devidos. Abaixo mostramos um passo-a-passo de como utilizar o Sicalc, que é o programa responsável por fazer cálculo do DARF em atraso.

1. Faça o download do Sicalc, faça a instalação e execute-o.
2. Na primeira tela do programa há duas opções. A primeira deverá ser selecionada caso deseje reajustar o valor do DARF, incorporando juros e multa. A segunda pode ser usada, por exemplo, para gerar DARF com código de barras, haja vista que o DARF gerado pelo Carnê Leão não possui código de barras. Selecione a opção 1 e clique em “continuar”.

Essa é a tela seguinte:

Calculando juros e multa no SicalcDescrição da numeração dos campos:

1. Informe a data na qual o DARF será pago

2. Informe o código do tipo de tributo. Clicando no botão que está logo ao lado deste campo, será aberta uma lista com todos os códigos possíveis. No caso do Carnê Leão, o código é 190.

3. Aqui você deve informar o período de apuração para o qual o DARF será gerado. O formato, como já indica o programa, é MM/AA, que significa Mês e Ano, por exemplo: 1111 (para novembro de 2011). Depois que você informar a data, o campo “Vencimento” é preenchido automaticamente.

4. Informe o valor original do DARF.

5. Agora é só clicar em calcular.

Para imprimir o DARF, basta clicar no botão “DARF”.

No exemplo da imagem acima, logo na primeira linha, perceba que o cálculo já foi feito. O valor original é de R$ 545,00, e com os encargos devidos foi para R$ 600,80. Lembrando que quanto mais tempo levar para fazer o pagamento, maior será o valor do imposto. Por isso é bom pagar o quanto antes.

Obs.: O programa Sicalc é atualizado mensalmente pois precisa atualizar a taxa Selic. Por esse motivo, verifique se a versão que você tem instalada é a mais recente. Se sua versão estiver desatualizada, o programa irá avisá-lo quando for fazer o cálculo de reajuste do DARF, e você terá que baixar e instalar novamente o Sicalc, em sua versão atualizada.

Links úteis:

Informações sobre o Sicalc no site da Receita Federal

O Sicalc possui uma versão online: Sicalc online