Buscador para achar arquivos e pastas no computador

Publicado em 15 janeiro, 2012 / Atualizado em 5 de julho de 2012

Buscador para localizar arquivos e pastas em segundos no PC

Como todos já devem saber, o Windows possui uma ferramenta nativa para a busca por arquivos e pastas. Apesar de cumprir seu papel, o buscador nativo do Windows é lento, pois a pesquisa pelos arquivos e pastas é feita toda vez que a ferramenta é utilizada. Ou seja, se você fizer uma busca, e em seguida necessitar fazer outra, você deverá esperar que o Windows faça duas varreduras no HD à procura daquilo que você busca.

Para tornar o processo de pesquisa mais rápido e mais eficiente para exibir os resultados, foi desenvolvido o neoSearch. Esse programa funciona de maneira similar aos buscadores de sites, como o Google, por exemplo. Em vez de fazer uma busca completa a cada pesquisa por arquivos ou pastas, logo na primeira pesquisa ele cria um índice, onde é armazenada a localização de cada arquivo e pasta ou documento. Desta maneira, na próxima busca, a localização do arquivo é instantânea, pois o neoSearch já sabe a localização do que está sendo buscado.

Buscador para pesquisar arquivos e pastas no computador

A frequência de indexação pode ser definida no menu de opções do programa, podendo ser definida a indexação diária, semanal, mensal ou manual. A frequência deve ser escolhida de acordo com o ritmo de chegada ou criação de novos arquivos, pastas ou documentos.

Os resultados das pesquisas são obtidos à medida que o termo pesquisado vai sendo digitado. Por exemplo, numa busca por planilhas, ao digitar “pla” o neoSearch já começará a exibir os resultados não só dos arquivos e pastas com o nome “planilha”, mas também de qualquer outro que possua essas três letras iniciais. Para uma busca mais refinada, basta ir completando o nome do que está sendo buscado.

  • Nome: neoSearch
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Koshy John
  • Tamanho: 864 KB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP/2008/2003
neoSearch

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.