Quando trocar hospedagem compartilhada por um servidor VPS

Publicado em 7 dezembro, 2015 / Atualizado em 11 de dezembro de 2015

Se as visitas aumentaram muito, talvez seja hora de sair da hospedagem compartilhada e partir para um VPS ou dedicado

Quando iniciamos um blog, site, fórum ou qualquer outro tipo de empreendimento online, a escolha da hospedagem mais adequada é fundamental para o sucesso do negócio, haja vista que é através dela que seus serviços ou conteúdos chegarão até o destinatário.

Como de maneira geral um blog começa com poucas visitas, já que normalmente no início não há grandes investimentos com divulgação, uma hospedagem compartilhada de qualidade já dá conta do recado, uma vez que o tráfego de visitantes não oferece risco de sobrecarga do servidor.

A partir do momento em que o blog começa a ser mais conhecido e receber mais visitantes, a depender do número de visitas bem como das configurações de cache de suas páginas e outras do próprio servidor, sua cota de processamento ou de memória no servidor pode não ser suficiente para atender a demanda.

Diante de tal situação, não resta dúvida, é necessária a migração do blog para um novo servidor, mais poderoso, com mais recursos e capaz de atender a todo processamento demandado pelo aumento na quantidade de visitas e ações no blog.

Trocar a hospedagem compartilhada por outra também compartilhada nesta situação é inviável. O ideal é passar para o próximo nível. Então restam duas opções, contratar um servidor dedicado ou um VPS.

Qual a diferença entre um servidor dedicado e um VPS

Servidor dedicado é um servidor físico, uma máquina, um computador, que hospedará unicamente seu blog, ou seus blogs. Enquanto que em um servidor compartilhado vários sites dividem o mesmo espaço, recursos, memória e processamento, no dedicado tudo está disponível apenas para um usuário, que pode hospedar apenas um site ou vários a seu critério.

Já o VPS significa Virtual Private Server, ou servidor virtual privado, consiste em uma máquina física com vários sistemas operacionais rodando ao mesmo tempo, simulando várias máquinas físicas.

Mesmo estando fisicamente num mesmo servidor, o VPS tem a vantagem de oferecer mais segurança contra invasões e malwares, mais estabilidade na carga do processador e consumo de memória. Outro ponto importante é que no VPS a quantidade de clientes na mesma máquina física é reduzida. Tecnicamente podemos dizer que o VPS está no nível intermediário, entre a hospedagem compartilhada e o servidor dedicado.

VPS ou servidor dedicado?

Não há uma regra com relação à migração da hospedagem compartilhada para um VPS ou servidor dedicado, tudo vai depender das necessidades apresentadas em cada caso. Contudo, o que se vê com frequência é que na maioria dos casos o mais adequado é a migração para um VPS.

Isso se dá por dois motivos, primeiro que um servidor dedicado costuma ser muito caro em comparação à hospedagem compartilhada e ao próprio VPS, segundo que um site que acabou de sair de uma hospedagem compartilha dificilmente vai consumir todos os recursos de um servidor dedicado, ou seja, vai haver desperdício de dinheiro e de recursos da máquina.

Diante disso, se seu blog está crescendo e recebendo cada vez mais visitas, ocasionando instabilidade na sua hospedagem compartilhada, vale a pena conferir os planos de VPS e contratar aquele que mais se adequa tanto às necessidades técnicas quanto ao bolso.