Bicarbonato de sódio serve para quê, quais suas utilidades?

Publicado em

O bicarbonato de sódio tem utilidade não apenas na cozinha, mas em diversas situações do cotidiano

Existem substâncias que são especificas para determinado uso, enquanto existem outras que são como curingas, podem ser usadas em diversas situações. Ou sejam, possuem diversas utilidades. E uma que é bastante conhecida é o bicarbonato de sódio.

Com certeza você já deve ter visto o bicarbonato sendo recomendado em diversas situações, muitas vezes bastante distintas uma das outras. Indo de lavagem de roupas até tratamento de acidez estomacal. E por mais incrível que possa parecer, ele realmente serve para inúmeras tarefas. Abaixo relacionamos algumas utilidades do bicarbonato de sódio.

Utilidades do bicarbonato de sódio

Na cozinha

  1. Usado como fermente químico para pães, bolos e massas diversas
  2. Diminui os odores do frango e peixe crus, principalmente quando estão sendo tratados.
  3. Quando colocado na esponja de lavar pratos ajuda a limpar panelas e demais utensílios.
  4. Para remover o cheiro deixado nas mãos por alimentos e temperos, use bicarbonato juntamente com o detergente de lavar pratos.

Na saúde

  1. O bicarbonato é um ótimo anti-ácido, agindo eficazmente contra asia e queimação no estomago. Para usá-lo basta adicionar duas colheres de chá num copo com 250 ml de água.

Na limpeza e faxina

  1. Ajuda a eliminar os odores dos alimentos dentro da geladeira. Para isso basta colocar uma pequena vasilha com algumas colheres de bicarbonato dentro da geladeira.
  2. Panelas queimadas podem ter a crosta removida ao se colocar bicarbonato de sódio junto com água quente.
  3. Esfregar sobre as manchas de suor uma mistura de sabão em pó com bicarbonato ajuda e removê-as.
  4. Enxaguar roupas com mal cheiro de suor em água com uma colher de sopa de bicarbonato.
  5. O bicarbonato de sódio tem ação desodorante em diversos casos, como limpeza de carpetes, sofás, tapetes, latas de lixos, pias etc. Para isso, basta pulverizar com uma solução de água com bicarbonato de sódio. Se necessário, use um pano úmido em seguida para retirar excessos.
  6. Borrifar bicarbonato com água em tênis e sapatos ajuda a acabar com o mau cheiro (chulé).

Essas são algumas dicas de como utilizar o bicarbonato de sódio. Se você conhece mais alguma que não listamos aqui, deixe sua dica nos comentários.