Barriga de chope não é causada por cerveja, mas por gordura visceral

Publicado em 3 abril, 2012 / Atualizado em 12 de julho de 2013

A barriga de chope é o resultado do acúmulo de gordura na região abdominal

Não é de hoje que barriga grande é associada à bebidas, sobretudo a cerveja e o chope.

Quando surge alguém com a barriga saliente, logo fazem o comentário “Olha a barriga de chope”. Essa situação afeta principalmente os homens, e ao contrário do que a maioria pensa, não é causada diretamente pelo consumo de cerveja.

A barriga de chope é causada principalmente pelo aumento da quantidade de gordura visceral, que é a gordura que está localizada na parte posterior do abdômen, e inevitavelmente recobre órgãos e o intestino. Para saber mais sobre a gordura visceral, leia: Gordura subcutânea e gordura visceral qual faz mal à saúde.

Copo de cerveja

O que acontece é que a maioria das pessoas que consomem cerveja com certa freqüência são muito sedentárias, ou seja, se alimentam mal e não praticam atividades físicas, mas a culpa é sempre jogada na cerveja, que na verdade interfere pouco neste processo.

O álcool presente na cerveja e em outras bebidas pode retardar o metabolismo, mas nada que chegue a fazer grandes estragos. Quem se alimenta bem, come frutas, verduras, legumes e alimentos com pouca gordura saturada (leia: Diferença entre gordura saturada e insaturada ) e praticam atividades físicas, pode tomar cerveja tranqüilo, que com certeza não terá barriga de chope.