Banho de sol para recém-nascidos, importância e como dar

Publicado em 27 janeiro, 2013 / Atualizado em 21 de janeiro de 2016

O banho de sol auxilia no metabolismo de vitamina D e na diminuição da bilirrubina no sangue do bebê

Os bebês recém nascidos precisam de cuidados especiais, pois como acabaram de sair do útero da mãe e agora estão num ambiente completamente diferente, seu organismo precisa de tempo para se adaptar à vida fora do conforto e segurança do ventre da mamãe.

Tais cuidados são importantes para evitar problemas não apenas na fase inicial da vida, mas também para evitar que eles se estendam para fases posteriores da vida da criança.

Além de cuidados com a higiene, o que consequentemente traz benefícios para a saúde, existem cuidados simples que são muito importantes para a criança recém-nascida, como o banho de sol, por exemplo. O banho de sol é importante nos primeiros meses de vida do bebê, e o pai e a mãe deve ter em mente de que o banho de sol deve ser diário.

A princípio, o principal objetivo do banho de sol é estimular o metabolismo da vitamina D, que é responsável por fortalecer o intestino e estimular a absorção de fósforo e cálcio nos ossos, consequentemente resultando em ossos mais fortes e desenvolvimento ósseo adequado. Ou seja, a vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelos ossos, o que é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento da criança.

[related_posts]

Outra função importante do banho de sol é diminuir a quantidade de bilirrubina no sangue, substância responsável por causar a icterícia, também chamada de amarelão. Isso quando o nível de bilirrubina está alto. Fenômeno que deixa a pele do bebê amarelada, e que deve ser evitado.

O banho de sol é recomendado a partir dos 15 dias de vida. No entanto, esse tempo pode variar. Por isso a consulta a um pediatra é importante para avaliar as necessidades especificas do seu bebê, já que os recém-nascidos não são todos iguais.

Como dar banho de sol

  • Retirar o excesso de roupas é fundamental no banho de sol. O ideal é que o beb^2 esteja usando apenas fralda.
  • O melhor horário é até às 9h da manhã e a partir da 17h, horários em o sol está mais frio, diminuindo o risco de queimaduras na pele.
  • O tempo de exposição ao sol pode ser entre 5 e 10 minutos.
  • Todo o corpo da criança deve ser atingido pelos raios do sol. Um cuidado especial deve ser dado ao rosto, pelo fato de a pele nessa região ser muito fina e frágil, e também os olhos que são muito sensíveis e ainda estão em formação. Por esse motivo, a exposição do rosto da criança deve ser evitada ou feita por pouco tempo e em horários em que o sol estiver bem fraquinho.

O banho de sol é uma prática simples mas muito importante para a saúde do bebê. Mesmo assim, antes de começar a dar o banho de sol no seu filho é importante fazer uma consulta com um médico pediatra para que as condições de saúde da criança sejam avaliadas.

O tempo de exposição ao sol bem como os horários informados neste texto são as recomendações gerais dos médicos. Contudo, somente um médico especializado pode determinar o tempo de exposição e os horários adequados para a realidade do seu bebê.