Banco de couro ou de tecido, qual o melhor?

Publicado em

Conheça algumas vantagens e desvantagens dos bancos de tecido e de couro

Como existem diversas categorias e modelos de carros atualmente disponíveis no mercado, para diferenciar um veículo dos demais uma das opções escolhidas pelas montadores, além da potência dos motores, é diferenciar o tipo e qualidade do acabamento interno.

Quando se fala em acabamento interno, o primeiro ponto que chama a atenção é o tipo de banco que equipa o automóvel, se de couro ou de tecido. Geralmente os veículos que utilizam um tipo de banco ou outro são divididos, grosso modo, em duas categorias: os carros de luxo e os populares. Geralmente os populares vêm equipados com bancos de tecido, enquanto os de luxo vêm com banco de série.

Claro que isso não é regra, já que existem carros de luxo equipados com banco de tecido. No entanto, carro popular com banco de couro original de fábrica é mais difícil de ser encontrado, normalmente só versões esportivas saem de fábrica com os bancos de couro, ou então como opcional.

Mesmo equipando a maioria dos carros mais caros, o banco de couro não consegue agradar todos. Há pessoas que não gostam de banco de couro, do mesmo jeito que há pessoas que não gostam de banco de tecido. Mas afinal de contas, qual o melhor tipo de banco? Como a respostas para essa pergunta envolve várias questões, o que podemos fazer é mostrar alguns pontos negativos e positivos relacionados com cada um deles, e a partir da reflexão sobre cada item você poderá chegar a uma conclusão.

Banco de couro

Vantagens:Banco de carro

Facilidade de limpeza
Não acumula poeira
Evita o surgimento de odores desagradáveis
Melhora o resfriamento do ar condicionado em dias quentes
Mais beleza
Não mancha com facilidade

Desvantagens:

Exige hidratação de tempos em tempos
Pode ressacar facilmente e começar a rachar se ficar muito tempo exposto ao sol (nesse caso deve-se fazer hidratações mais frequentes)
Pode ser incomodo sentar nele em dias quentes e sem que o ar condicionado esteja ligado.

Banco de tecido

Vantagens:

Em dias quentes esquentam menos que os de couro.
Manutenção e reparos mais baratos, como em caso de rasgos, por exemplo.

Desvantagens:

Acumula poeira e outros resíduos.
Apesar de não necessitar de hidratação, de tempos em tempo deve ser lavado para remover poeira e outras sujeiras.
Propicia o surgimento de mal odor devido ao acúmulo de poeira e outras sujeiras na superfície do tecido.
Mancha facilmente.

Dessa maneira podemos concluir que realmente não é possível confirmar qual tipo de banco ou melhor, já que cada ponto positivo ou negativo varia de acordo com o gosto ou estilo de vida de cada um. Por esse motivo, a escolha é uma questão pessoal.

Compartilhe: