Banana muito madura, aproveite para fazer doce

Publicado em 13 fevereiro, 2014 / Atualizado em 5 de novembro de 2015

Banana muito madura? Confira uma receita de doce de banana delicioso e fácil de fazer

As frutas fazem parte do grupo de alimentos que podem ser consumidos por praticamente qualquer pessoa, seja em pequenas ou grandes quantidades, pois em geral são nutritivas, ricas em vitaminas e minerais e possuem baixo teor calórico.

A banana, por exemplo, é um exemplo de fruta bastante nutritiva e que oferece vários benefícios à saúde. Rica em vitaminas e principalmente no mineral potássio, a banana também ajuda a prevenir as câimbras.

A banana costuma amadurecer rápido, e se não for consumida a tempo, pode facilmente se estragar. Contudo, mesmo estando muito madura, fase em que não é muito apreciada por algumas pessoas, a banana ainda pode ser utilizada para outro fim: fazer doce.

O doce de banana é apreciado tanto por crianças quanto por adultos. E se você tem em casa um cacho, uma penca ou algumas bananas que considera estar muito maduras para o consumo “in natura”, fique sabendo que elas estão ótimas para fazer doce, sobretudo pelo fato de estarem muito saborosas e doces. Abaixo confira uma rápida receita de doce de banana.

Bananas maduras
Quando surgem manchas escuras, é sinal de que as bananas já estão muito maduras, e ótimas para fazer doce.

Como fazer doce de banana

Ingredientes

  • 10 ou 15 bananas da prata (a quantidade é você quem determina, essa é apenas uma sugestão)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água (a banana irá soltar bastante água quando aquecer, por isso não precisa colocar muita água)

Preparo

  • Corte as bananas em rodela e coloque numa panela.
  • Em seguida adicione o açúcar e a água.
  • Leva ao fogo médio, mexendo com uma colher de pau sempre que necessário para evitar que o doce grude no fundo da panela.

Após cerca de 15 minutos o doce já estará pronto. Em seguida espere esfriar, coloque numa vasilha plástica e mantenha na geladeira.