Como fazer backup de aplicativos antes de resetar o Android

Publicado em 6 novembro, 2013

Aplicativo para fazer backup de aplicativos instalados em smartphones e tablets com Android

A aparelhos com sistema operacional Android, a exemplo de smartphones e tablets, caíram no gosto dos consumidores, sobretudo por sua facilidade de uso e grande variedade de aplicativos e customizações ou personalizações possíveis.

O sistema Android permite que uma grande variedade de alterações sejam feitas em suas funcionalidades, e grande parte dessas alterações são feitas pelos APPS, ou aplicativos.

Como pode acontecer em qualquer outro sistema, alterações feitas pelos usuários ou por aplicativos podem comprometer o bom funcionamento do aparelho, obrigando, em muitos casos, o usuário a formatar ou resetar o aparelho, para que erros possam ser corrigidos.

A questão é quando o Android é resetado, além das configurações, tudo mais é perdido, inclusive os aplicativos.

Para evitar o transtorno de ter que reinstalar todos os aplicativos após resetar ou formatar o Android, devemos fazer o backup de todos eles, salvando-os em local seguro para que possam ser restaurados depois.

Para isso o aplicativo Helium funciona muito bem.

heluim-backup

Como fazer o backup

1. Baixe e instale no seu computador a versão para desktop. É necessário instalar o programa no PC para que seja possível usar o aplicativo sem fazer root no Android. Instale também o aplicativo no Android.

2. Execute o programa e em seguida conecte seu aparelho ao computador através do cabo USB. Aguarde até que ele seja reconhecido e execute a aplicativo no Android.

Caso seja solicitado, ative a  depuração USB e o PTP.

Depois de fazer esse processo, seu aparelho já estará pronto, e você poderá fazer o backup de todos os seus aplicativos, inclusive com seus dados. Vale lembrar que o processo acima só é feito quando usamos a aplicativo pela primeira vez.

O backup pode ser feito para o cartão de memória do aparelho ou para o computador.