Aumente a vida útil da bateria de notebooks Samsung

Publicado em 15 novembro, 2011

Ferramenta permite aumentar vida útil de bateria

Quem possui um computador portátil, seja ele um notebook ou netbook, sabe que um dos componentes do aparelho que mais exige cuidados é a bateria. Como sua autonomia não é muito grande, é importante saber cuidar bem dela, a fim de evitar danos, aumentar sua vida útil e manter sua capacidade de carga sempre a máxima possível.

Uma das principais providências para cuidar bem da bateria do seu portátil é calibrá-la. Se você não sabe como fazer a calibragem da bateria, leia: como calibrar bateria de notebook Samsung. Calibrando a bateria, você fará com que o indicador de carga mostre a carga real presente nas células da bateria, e assim evite que você faça recargas desnecessárias ou que o computador desligue abruptamente por falta de energia.

Depois disso, é interessante ativar a ferramenta Battery Lyfe Extender, que está presente na maioria dos aparelhos da Samsung, porém não em todos. O que ela faz é limitar a capacidade total de carga da bateria, mantendo-a em 80%. Ou seja, quando ativada, você não carregará a bateria até ela atingir 100%, somente até 80%.

Segundo o fabricante, a utilização dessa ferramenta faz com que a vida útil da bateria aumente. Portanto, é interessante ativá-la. Para isso, confira as instruções abaixo.

Ativando a Battery lyfe Extender

1 – Vá até o botão “Iniciar” > “Todos os Programas” > “Samsung” > “Battery Lyfe extender”.

Battery lyfe extender

2 – Depois selecione “Modo de extensão de vida de bateria (80% de carga)” e em seguida clique em “Ok”. Pronto. A Battery Lyfe Extender já está ativada.

Ativando no setup

Caso a Battery Lyfe Extender não esteja visível na pasta “Samsung”, você deve ativá-la através do setup do notebook. Para isso, siga as instruções abaixo.

1 – Ligue ou reinicie o notebook. Quando o logotipo da Samsung aparecer, pressione a tecla “F2”. Com isso você entrará no setup da máquina.

2 – Uma vez no setup, vá até “Advanced” > “Battery Life Cycle Extension”, e defina a opção “Enable”. Depois disso, salve e saia do setup.

3 – Já no Windows, ative a ferramenta. Para isso, siga as instruções acima.

Nota: Lembre-se que há modelos que não possuem a Battery Lyfe Extender.