Como aumentar a resolução (qualidade) de vídeos do Youtube

Publicado em 28 abril, 2014

O Youtube pode diminuir automaticamente a qualidade dos vídeos para não congelar a reprodução, aprenda como aumentar a resolução dos vídeos

Uma dos maiores problemas enfrentados por quem assiste vídeos pela internet é a instabilidade da conexão com a internet que muitas vezes acaba fazendo com que os vídeos “congelem”, parem de carregar ou carreguem muito lentamente, o que compromete a experiência de quem está assistindo ao vídeo.

Já há algum tempo o Youtube adicionou a seu player um recurso que pode solucionar, pelo menos até certo ponto, os problemas de congelamento de vídeos. O que o recurso faz é o seguinte: quando a conexão de quem está assistindo ao vídeo sofre uma diminuição em sua velocidade, automaticamente o player reduz a resolução do vídeo, para que ele continue a ser executado, sem travamentos ou congelamentos.

De um lado, esse recurso é bom, já que possibilita que o vídeo continue sendo executado. Por outro, gerou um novo contratempo, a perda da qualidade do vídeo, uma vez que a resolução do mesmo é diminuída.

Acontece que, em muitos casos, mesmo o player diminuindo a resolução automaticamente, se logo em seguida a aumentarmos a resolução o vídeo continua a ser executado sem congelar.

Como aumentar resolução de vídeos do Youtube

O primeiro passo é localizar o ícone “Detalhes”. Ele fica no canto inferior da tela de vídeo e tem a aparência de uma engrenagem. Clicando nele, no painel que surgirá, clique no menu com o rótulo “Qualidade”. Ao clicar nele, irão aparecer as opções de resolução disponíveis.

Alterando resolução de vídeo

Perceba que existe a opção “Automática”, caso ela esteja ativada, o vídeo será reproduzido em sua resolução original ou de acordo com aquilo que o sistema achar adequado. Outro detalhe é que em nem todos os vídeos existirão todas essas opções de resolução.

Se o Youtube diminuir a resolução do vídeo que você está assistindo, é nesse menu que você poderá selecionar a resolução desejada. No exemplo da imagem acima, automaticamente o vídeo está sendo exibido com resolução de 360p. Porém perceba que temos também as resoluções 240p, 480p e 720p (qualidade HD) disponíveis.

Se você alterar para uma resolução maior, tenha em mente que será necessário mais velocidade de conexão para evitar que o vídeo trave ou congele.