Atualizar página com F5 e Ctrl+F5 para limpar cache do navegador

Publicado em 14 janeiro, 2012

Aprenda a atualizar uma página limpando o cache do navegador

Atualização de página com F5 e Ctrl+F5
Imagem: Gigaconteúdo.com

Quem trabalha com blog e sites já sabe bem sobre sistemas de cache, seja das páginas do site ou dos navegadores dos seus visitantes. Já do lado dos usuários das páginas, dos visitantes, poucos são os que conhecem sobre estes sistemas. Isso é até compreensível, uma vez que não é trabalho deles cuidar destes assuntos.

Em todo caso, é importante saber sobre alguns aspectos do sistema de cache dos navegadores, sobretudo quando o assunto é a atualização das páginas abertas no navegador. Para fazer essa atualização, já é bastante conhecida a utilização do botão F5. Inclusive muitos blogueiros quando fazem alteração em suas páginas também fazem uso do F5.

O problema nestes casos é que, como houve uma alteração na página, o resultado do F5 não irá retornar a página com as alterações que foram feitas, mas sim a versão que já está salva no cache. É por isso que mesmo depois de algumas mudanças, como no estilo de cores, o recarregamento das páginas não mostra alteração alguma.

É aí que entra o Ctrl+F5. Assim como o F5, o Ctrl+F5 também dá um refresh na página, porém com uma diferença: ele força o navegador a abandonar o cache e buscar as informações novamente no servidor. Desta maneira, a atualização irá retornar a página com todas as alterações que foram feitas.

Então fique esperto. Se você mudou algo no seu blog e deseja atualizar a página para ver o resultado, utilize o Ctrl+F5, assim você irá descartar o que já foi salvo no cache do seu navegador, e irá buscar o novo conteúdo.