Aprenda a se cadastrar no Cadastro Positivo

Publicado em 10 março, 2013

Veja como e onde se cadastrar no Cadastro Positivo

O cadastro positivo é um banco de dados que contém informações sobre bons pagadores, pessoas jurídicas ou físicas que pagam em dia seus compromissos financeiros, e serve como instrumento de análise para a tomada de decisão na concessão de crédito, seja empréstimo, financiamento, crediário ou outro.

Nele ficam registradas as informações sobre as atividades comerciais dos consumidores considerados bons pagadores como, por exemplo, valor e data de vencimento de financiamentos e empréstimos anteriores ou ativos no momento, renda, capacidade de pagamento dentre outras. Através dessas informações, as empresas podem traçar o perfil financeiro do consumidor e a partir daí determinar qual a melhor maneira de se relacionar com ele.

O resultado da análise do perfil do consumidor pode resultar em negociações mais flexíveis, taxas de juros menores e outros benefícios, tudo isso tendo como base o fato de o consumidor ter sido identificado como bom pagador, o que dá mais segurança para a empresa, tendo em vista que o perfil do consumidor não aponta que ele poderá deixar de pagar sua dívida.

Contudo, para que o nome do cliente conste no cadastro positivo é necessário que ele autorize sua adesão ao cadastro. Caso contrário, mesmo que ele tenha interesse em ter seu nome cadastrado, mas não declare isso por escrito, seu nome não poderá ser incluído.

Como se cadastrar no cadastro positivo

[related_posts]

Para ter seu nome incluído no cadastro positivo, basta solicitar que a empresa com a qual você negociou inclua seu nome no cadastro. Geralmente bancos, financeiras e empresas de grande porte podem fazer isso, enquanto que nas pequenas empresas normalmente isso não é feito. Outra maneira de fazer o cadastro é por meio da internet.

A abertura do Cadastro positivo em seu nome só tem validade mediante termo de abertura devidamente confeccionado e assinado por você.

Como fazer o cadastro pela internet

A inclusão do seu nome no cadastro positivo também pode ser feita pela internet, através dos sites de empresas responsáveis pela manutenção do banco de dados. No cadastro pela internet, o consumidor deverá baixar o fomulário de Autorização para abertura de cadastro. O cadastro online pode ser feito a partir dos seguintes sites:

Serasa Experien: http://www.cadastropositivoserasa.com.br/cadastropositivo/abra-seu-cadastro.html
Boa Vista Serviços: https://www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo/cadastre-se.php
SPC Brasil: http://www.spcbrasil.org.br/consumidor/cadastro-positivo

Depois que seu cadastro estiver ativo, você poderá consultar seus dados a qualquer momento, e verificar como suas informações comerciais estão sendo oferecidas às empesas credenciadas.