Aprenda a resolver problemas pela central de atendimento dos bancos

Publicado em 25 janeiro, 2012 / Atualizado em 12 de março de 2013

Dicas para utilizar a central de atendimento dos bancos

Em muito casos os problemas enfrentados pelos clientes não são resolvidos pela central de atendimento, o que faz com que alguns clientes fiquem perdidos, sem saber o que fazer e a quem recorrer.

Pensando em melhorar a relação entre clientes e bancos, ou melhor, para ajudar os clientes a terem suas solicitações ouvidas e seus problemas resolvidos, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, criou a cartilha “SAC – Fale com quem resolve”, onde são abordados diversos temas acerca do atendimento dos bancos, inclusive dando dicas para que os clientes consigam ser atendidos adequadamente.

A cartilha foi elaborada com base nos principais aspectos do Decreto 6523/08, que regulamenta o atendimento ao consumidor via telefone. Além da cartilha, no portal criado pela FEBRABAN é possível fazer o download do Normativo SARB 003/2008, que estabelece regras gerais para o atendimento bancário ao público (clientes).

Para ficar sabendo um pouco mais sobre o Decreto 6523/08, confira o que diz seu Artigo 1º:

“Este Decreto regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, e fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor-SAC por telefone, no âmbito dos fornecedores de serviços regulados pelo Poder Público federal, com vistas à observância dos direitos básicos do consumidor de obter informação adequada e clara sobre os serviços que contratar e de manter-se protegido contra práticas abusivas ou ilegais impostas no fornecimento desses serviços.”

Vale lembrar que o Decreto 6523/08 não é específico para atendimento bancário, mas sim para qualquer atendimento via telefone. Contudo, a cartilhada elaborada pela FEBRABAN interpreta esse decreto com foco no atendimento bancário por telefone.

Link para download: Cartilha SAC – Fale com quem resolve