Aprenda a habilitar macros no Excel através da janela de alerta

Publicado em 19 junho, 2012

Por segurança, o Excel bloqueia a execução de macros. Veja como habilitá-las quando o Excel notificá-lo

As macros são um conjunto de instruções com o objetivo de realizar tarefas repetitivas ou automatizadas, podendo ser utilizadas não apenas no Excel, mas também em outros aplicativos do pacote Office, como Word, PowerPoint etc. Mas as macros não são exclusivas do pacote Office, outros aplicativos também possuem macros, no entanto, não são as mesmas, pois na maioria das vezes são criadas em outras linguagens do programação.

As macros de Excel podem ser criadas através do gravador de macros ou do Editor de Visual Basic, onde são inseridos os comandos que serão executados pela macro. Tais instruções são criadas utilizando a linguagem de programação VBA (Visual Basic for Applications), que é um Visual Basic feito para rodar dentro dos aplicativos do Office.

Algumas planilhas gratuitas disponibilizas por mim, aqui no blog, possuem macros para facilitar e agilizar a utilização das mesmas. No entanto, por diversas vezes recebo e-mails e comentários de usuários que relatam que as planilhas não funcionam corretamente. Em todos os casos até o momento, as planilhas não funcionaram corretamente porque o Excel bloqueou a execução das macros responsáveis por tarefas importantes. O problema é que alguns usuários nem se quer já ouviram falar em macros.

Para acabar de vez com este problema, vou mostrar alguns passos para executar as planilhas que possuem macros.

Como habilitar macros no Excel 2007

Dica: apesar de as macros serem muito interessantes em diversas situações, elas podem ser usadas por pessoas más intencionadas para a disseminação de vírus e outras pragas. Por esse motivo, é aconselhável não permitir a execução de macros criadas por pessoas anônimas, pois haverá o risco de elas estarem contaminadas com códigos maliciosos.

Habilitar a execução das macros através do alerta de segurança

Por padrão, o Excel 2007 bloqueia a execução de qualquer macro, e em seguida exibe um alerta onde pergunta a você se o código pode ou não ser executado. Confira as imagens:

Excel bloquando execução da macro

Quando o alerta aparecer, clique em “Opções”. A seguinte janela será mostrada:

Tela de confirmação de execução ou bloqueio

Para habilitar a execução, você deverá selecionar a opção “Habilitar este conteúdo”. Se selecionar a opção “Ajudar a proteger contra conteúdo desconhecido”, a macro não será executada e a planilha não irá funcionar corretamente.

Com a configuração padrão, toda vez que você tentar abrir uma planilha que possua macros o alerta de segurança será exibido. No próximo post vou mostrar uma maneira mais avançada de configurar a execução das macros.