Aprenda a conjugar verbos pela internet

Publicado em 20 novembro, 2011 / Atualizado em 11 de julho de 2012

Conheça serviços online para a conjugação de verbos

A língua portuguesa realmente possui muitas regras, o que vez ou outra pode implicar dúvidas com relação a utilização de determinada palavra, pontuação, acentuação ou conjugação verbal. E por falar em verbo, uma das principais dúvidas que afetam os brasileiros é a conjugação de alguns verbos. Um exemplo de verbo que causa dúvidas são os verbos defectivos, aqueles cuja conjugação é incompleta, seja em pessoa, modo ou tempo.

Alguns exemplos de verbos defectivos: abolir, ruir, adequar, falir, colorir, reaver, banir, brandir, esculpir, explodir, delir, ruir, exaurir, retorquir, demolir, delinqüir, feder, aturdir, bramir, extorquir.

Letras A, B e C

Se não apenas por causa dos defectivos você encontra dificuldade para conjugador verbos, confira abaixo três sites que oferecem serviço de conjugação online de verbos. Todos eles mostram os resultados de acordo com os modos (indicativo, subjuntivo e imperativo), as pessoas (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e os tempos ( presente, pretérito imperfeito, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito).

Em todos eles, basta digitar o verbo (no infinitivo) a ser conjugado.

Conjugador Insite.com.br – Esse conjugador apresenta a conjugação dos verbos numa sequencia de textos simples (o que facilita a cópia dos resultados), subdividindo os resultados de acordo com os modos verbais.

Conjuga-me.net – Apresenta a conjugação dos verbos dividindo os resultados em tabela com linhas e colunas, o que facilita a identificação dos verbos conjugados de acordo com o modo, tempo e passoa.

Conjugador.com.br -Assim como os anteriores, mostra os verbos em sua forma nominal, além de conjugá-los de acordo com o modo, tempo e pessoa. Os resultados são exibidos em tabelas, e para facilitar a visualização, os verbos conjugados apresentam três cores: os pronomes estão na cor verde, o radical dos verbos na cor laranja e a terminação em lilás.

Quando tiver dúvidas sobre a conjugação de verbos, agora já sabe onde alucidá-las.