Formatação de pendrive em FAT32

Publicado em 21 novembro, 2011 / Atualizado em 5 de julho de 2012

Formate pendrives e HDs externos em FAT32

Depois de algum tempo de uso, o pendrive pode ter sua capacidade de armazenamento diminuída. Em muitos casos, essa diminuição ocorre não por erros no dispositivos, mas sim por programas, vírus e configurações que fazem com que parte da memória Flash fique indisponível. Para resolver esse problema, a melhor saída é formatar o pendrive, e assim zerar todos os espaços.

O sistema de arquivos usado na maiorias dos pendrives atualmente é o FAT32, substituto do sistema FAT16. O FAT32 foi criado em 1995 pela Microsoft, e é suportado até hoje por todos os sistemas operacionais modernos, inclusive o Windows 7. Claro que apenas para leitura em dispositivos externos, pois o Windows 7 utiliza o sistema de arquivos NTFS.

Pendrive sendo formatado

O FAT32 Format é um programa para fazer a formatação de pendrive em FAT32, e é indicado principalmente para quem possui pendrives com grande capacidade de armazenamento, principalmente os que tem acima 32GB de espaço. Isso porque o Windows não é capaz de formatar unidades com mais de 32GB em FAT32.

Para pendrives com mais de 32GB, o FAT32 Format é muito recomendado. Além de pendrives, ele pode ser usado para formatar qualquer dispositivo que use o sistema de arquivos FAT32, como HD externo, MP3

O FAT32 Format é um aplicativo executável, ou seja, não precisa ser instalado. Depois de executá-lo, basta selecionar a unidade a ser formatada e em seguida clicar em “Start”. player etc.

  • Nome: FAT32 Format
  • Licença: Freeware - Grátis
  • Desenvolvedor: Ridge Crop Consultants
  • Tamanho: 72 KB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP/2003/2000/98
FAT32 Format

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.