Aplicativo para digitalizar documentos com a câmera do celular

Publicado em 18 outubro, 2015 / Atualizado em 18 de outubro de 2015

Transforme seu smartphone num scanner e digitalize documentos salvando-os em PDF ou JPG

Em diversos momentos da vida as pessoas se deparam com a necessidade de scanear ou digitalizar um documento, seja para enviar por e-mail ou para posterior impressão.

Como o scanner ou mesmo a impressora multifuncional é um aparelho que geralmente não é usado com frequência, muitas pessoas não o possuem, preferem ir até uma copiadora quando precisam fazer uma cópia ou digitalizar um documento.

No entanto, pode surgir a necessidade de digitalizar um documento num local onde não existe copiadora por perto, aí as coisas podem se complicar.

Para evitar sustos, se você possui um smartphone com sistema Android é interessante instala r o aplicativo CamScanner – Phone PDF Creator. Com ele, você poderá usar a câmera do seu celular para gerar uma imagem digitalizada de qualquer documento e salvá-la em PDF ou JPG.

Aplicativo de scanner

COMO USAR O APLICATIVO

Utilizar CamScanner é muito simples. Após sua instalação, abra o aplicativo e clique sobre o ícone de câmera na parte inferior da tela. A partir desse ponto, basta posicionar a câmera sobre o documento, como se fosse tirar uma foto dele. Em seguida basta clicar novamente sobre o ícone de câmera.

Depois de alguns segundos, o aplicativo irá disponibilizar uma ferramenta para enquadramento da imagem, mova os pontos para que o aplicativo digitalize apenas a área desejada. Em seguida basta confirmar e salvar.

Uma dica: O aplicativo aciona o flash do celular, o que em alguns casos pode prejudicar a imagem. Geralmente a imagem fica melhor quando utilizamos o aplicativo em local bem iluminado, dispensando o uso de flash.

  • Nome: CamScanner - Phone PDF Creator
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: INTSIG Information Co.,Ltd
  • Tamanho: 14,48 MB
  • Sistema: Android 2.3 ou superior
CamScanner -Phone PDF Creator

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.