Aplicativo Android parou de funcionar e não abre, como consertar

Publicado em 29 junho, 2013 / Atualizado em 1 de julho de 2013

Confira dicas para consertar aplicativos que pararam de funcionar no Andoird

O Android, sistema operacional que equipa grande parte dos smartphones e tablets comercializados no mundo, está suscetível a falhas seja em si mesmo ou em aplicativos instalados. Isso é normal, afinal ainda não inventaram um sistema, programa ou aplicativo que seja 100% garantido contra erros.

Dentre diversos outros erros que podem ocorrer em apps do Android, um bastante comum é aquele em que um aplicativo que estava funcionando corretamente para de funcionar, do nada deixa de abrir, ficando com tela branca ou mesmo sem dar nenhum sinal.

Este tipo de problema costuma acontecer após uma atualização, travamento do Android ou do aplicativo, retirada inadequada da bateria dentre diversos outras possíveis causas. Abaixo listamos algumas dicas para fazer o aplicativo Android voltar a funcionar.

Como fazer aplicativo voltar a funcionar

Como foi dito, as causas deste tipo de problema podem ser diversas, assim como as soluções. Por isso não podemos garantir que os procedimentos abaixo podem resolver seu problema, mas é bem provável que sim.

Desinstale e reinstale o APP

Durante a instalação, execução ou atualização podem ocorrer erros nos arquivos que são enviados para a pasta do app dentro do Android, como o corrompimento, por exemplo. Com isso, a desinstalação e posterior reinstalação pode fazer o aplicativo voltar a funcionar.

Atualização e incompatibilidade

A depender do modelo do seu smartphone ou tablet, ou mesmo da versão do seu Android, pode acontecer de ele tornar-se incompatível com a nova versão do app que parou de funcionar. Neste caso, se ocorreu atualização, vale a pena conferir se a nova versão é compatível com seu aparelho.

Cache e dados de aplicativos

Os aplicativos instalados no Android enquanto estão funcionando armazenam informações no aparelho de duas maneiras: através do cache e dados de aplicativos. Quando ocorrem algum tipo de problema nestas duas áreas, o aplicativo pode parar de funcionar, ficar sem abrir ou funcionar de maneira deficiente.

Para solucionar esse problema, entre nas configurações de aplicativos, toque sobre o aplicativo desejado e em seguida limpe o cache e os dados de aplicativos. Mas atenção: em aplicativos que memorizam informações, como senhas, por exemplo, ao limpar os dados de aplicativos tudo será perdido.

Essas foram dicas simples e fáceis de fazer que geralmente corrigem o problema de aplicativos para pararam de funcionar ou abrir.