Apague dados sigilosos do HD com o CCleaner

Publicado em 20 julho, 2012

Mantenha sua privacidade apagando informações e arquivos do disco rígido

Aqui no blog já foram apresentadas diversas soluções para a exclusão definitiva de informações e arquivos do computador, pois sabemos que somente esvaziar a lixeira não apaga completamente o arquivo do HD, mas somente sua referência. No entanto, estes programas utilizam algoritmos mais simplificados, que talvez possam deixar brechas para a recuperação de dados.

Um dos limpadores mais conhecidos do mercado, o CCleaner, possui uma poderoso ferramenta para limpeza de discos, capaz de apagar completamente todos os arquivos que foram eliminados da lixeira, sem dar chance de recuperação.

Tela do CCleanerPara acessar a ferramenta de limpeza de disco, clique em “Ferramenta” e depois em “Limpeza de Disco”. Estão disponíveis quatro níveis de segurança, que utilizam diferentes tipos de tecnologia de destruição de dados. Na verdade, todas elas sobrescrevem clusters do HD, mas o que diferencia cada uma é a quantidade de vezes que o arquivo é sobrescrito.

A limpeza de disco do CCleaner utilize os seguintes métodos:

Substituição simples: os dados são sobrescritos apenas uma vez. Este método é o menos seguro
DOD 5252.22-M: o processo é feito em três passos, ou seja, os dados são sobrescritos 3 vezes seguidas
NSA: os dados e arquivos são sobrescritos 7 vezes
Gutmann: este algoritmo foi desenvolvido pelo cientista da computação Peter Gutmann. Ele sobrescreve os dados 35 vezes consecutivas, isso mesmo, trinta e cinco vezes. Este é o método de destruição de dados mais eficiente já criado. Fazendo uma limpeza através deste método, seus dados jamais poderão recuperados. Pelo menos ainda não se conhece uma técnica para desfazer o processo de Gutmann.

Vale lembrar que além da limpeza de discos o CCleaner também possui um limpador de registro, arquivos temporários e outras funcionalidades interessantes.

  • Nome: CCleaner
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Piriform Ltd
  • Tamanho: 3.8 MB
  • Sistema: Windows XP/Vista/7
CCleaner

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.