Anuidade de cartão de crédito pode ser cara demais

Publicado em 20 maio, 2013 / Atualizado em 20 de maio de 2013

Anuidade cobrada por algumas administradoras de cartões pode ser alta demais

Antigamente o cartão de crédito era exclusividade dos mais ricos, daqueles clientes bancários com grandes movimentações e investimentos feitos na instituição. Com isso, conseguir um cartão de crédito nem sempre era uma tarefa fácil para os clientes menos abastados.

Isso mudou bastante nos últimos anos. Atualmente, é extremamente fácil ter a solicitação de um cartão de crédito aprovada. Algumas empresas imprimem o cartão na hora e com ele o consumidor pode fazer compras imediatamente. Em outros casos, o cartão é enviado para a residência do consumidor sem que ao menos ela tenha solicitado, cabendo a ele ligar para a central para ativá-lo.

Diante de tanta oferta, o consumidor deve ficar atento a um ponto importante: a anuidade do cartão.

O valor da anuidade varia bastante

A maioria dos cartões de crédito possuem anuidade, que é uma tarifa cobrada anualmente pela disponibilidade da rede de atendimento e por outros serviços prestados, é como uma taxa de manutenção.

Mas o consumidor deve ficar atento, pois o valor da anuidade pode variar muito de um banco para o outro ou de uma linha de cartões para outra. Por exemplo, o banco A pode cobrar uma anuidade mais cara que o banco B. Ou o banco A pode ter uma linha de cartões Gold e outra de cartões Platinum, com valores diferentes de anuidade.

[related_posts]

A anuidade dos cartões costuma ser parcelada em quatro vezes, possuindo valores como, por exemplo, 4 x 22,00, 4 x 68,00, 4 x 115,00 etc. Existem cartões cuja anuidade é divida em dez ou doze vezes.

Se pensarmos bem, pagando uma anuidade muito cara o consumidor poderá estar deixando de comprar algo ou de pagar alguma conta para pagar uma tarifa que poderia ser bem mais barata, ou mesmo nem existir.

Qual cartão tem menor anuidade

Como é possível encontrar cartões com diferentes valores de anuidade, o ideal antes de fechar a proposta de solicitação é pesquisar no mercado pelos cartões que cobram as menores tarifas de anuidade, ou mesmo aqueles que não cobram nada. E com isso, evitar gastar dinheiro desnecessariamente.

Se você já possui um cartão de crédito com anuidade muito cara, é interessante entrar em contato com a central de atendimento para negociar uma diminuição no valor cobrado. Em geral,  este tipo de contato costuma surtir efeito, ou seja, após a reclamação do cliente algumas administradoras concedem desconto no valor da anuidade..