Antivírus leve para notebooks e netbooks

Publicado em 3 novembro, 2012 / Atualizado em 5 de novembro de 2012

Antivírus para computadores com pouca memória e processador fraco, como os netbooks e alguns notebooks

Um novo tipo de computador portátil vem, já há algum tempo, ganhando mais espaço nas lojas de informática, os netbooks. Eles são um tipo de notebook mais simples, menores, mais leves, com hardware não tão poderoso e, principalmente, mais baratos. Aparentemente, esta última é a principal característica responsável pelo sucesso dos netbooks.

Na verdade, não é só por isso. O sucesso dos netbooks também se deve ao fato de ele ser um produto que já era esperado pelo público, principalmente por quem deseja um notebook para tarefas simples como navegar na internet ou usar programas leves, como os utilizados por representantes comerciais e vendedores.

Como já foi dito, os netbooks não possuem um hardware tão poderoso quanto o dos notebooks e desktops, sendo assim, os aplicativos desenvolvidos para esses aparelhos devem ser produzidos priorizando o máximo rendimento com o mínimo de consumo de recursos possível, principalmente no quesito processador. Os programas para este tipo de computador devem consumir o mínimo possível de memória RAM e processamente, que são recursos com pouca disponibilidade.

Antivírus PandaComo os antivírus para desktops são muito pesados para os netbooks, não é interessante utilizá-los, pois isso poderá causar grandes transtornos com lentidão e travamentos do sistema.

Uma solução gratuita para netbooks é o Panda Cloud Antivirus. Este software tem uma abordagem bastante diferente da dos programas antivírus convencionais. Ela utiliza o conceito de Cloud Computing (computação nas nuvens). Basicamente, a computação nas nuvens resume-se a aplicações e ferramentas utilizadas através da internet, rodando em servidores remotos. É essa característica que faz do Panda Cloud Antivirus uma boa opção para netbooks.

Ao instalá-lo no computador, apenas arquivos secundários estarão presentes no seu sistema. Quando chegar o momento de fazer uma varredura, toda a carga de processamento é feita pelos servidores da Panda, através da internet, e você poderá continuar trabalhando como se nada estivesse acontecendo. Dessa maneira elimina-se problemas com travamentos e congelamentos devido ao excesso de tarefas executadas pelo processador, ou pelo grande consumo de memória física.

Além dos netbooks, os notebooks e desktops com configurações mais simples também irão se beneficiar com toda a facilidade oferecida pelo Panda Cloud Antivirus, uma vez que sua proposta é usar o mínimo possível dos recursos de hardware da máquina.

  • Nome: Panda Cloud Antivirus
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Panda Security
  • Tamanho: 903 KB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP
Panda Cloud Antivirus

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.