Android: mova aplicativos e jogos para o cartão SD e ganhe espaço

Publicado em 28 dezembro, 2012 / Atualizado em 18 de fevereiro de 2013

Mova aplicativos usados com menos frequência para o cartão de memória e ganhe mais espaço na memória interna

Os aplicativos dos smartphones são semelhantes ao programas instalados no computador, possuem instaladores e necessitam de espaço na memória para guardar os arquivos necessários à sua execução. E é nesse ponto que muitos donos de smartphone com Android se atrapalham, principalmente os que compraram o aparelho recentemente e não tem muita familiaridade com o sistema da Google.

Todos os smartphones possuem uma memória de armazenamento própria e, adicionalmente, é possível usar um cartão de memória para aumentar a capacidade de armazenamento de dados.

O que causa a confusão é que o Android, por padrão, instale tudo na memória interna do aparelho, que geralmente é reduzida, o que impossibilita novas instalações caso o espaço interno já esteja todo ocupado. Para solucionar essa limitação, o que pode ser feito é instalar os novos aplicativos ou jogos direto no cartão de memória, ou transferir para lá os que já estão instalados.

[related_posts]

Como mover aplicativos e jogos para o cartão de memória

Antes de tudo, vale lembrar que existem aplicativos que não podem ser movidos para o cartão de memória, pelo menos não por métodos tradicionais, ou seja, eles obrigatoriamente são instalados na memória interna do aparelho.

Durante a instalação, dependendo do aplicativo, pode ser possível direcionar a instalação para a memória interna ou o cartão de memória.

Se a instalação se deu automaticamente e foi feita na memória interna, dependendo do aplicativo é possível movê-lo para o cartão de memória. Para isso, faça o seguinte:

  1. Vá até o menu principal >> Configurações >> aplicativos >> Uso de Armazenamento.
  2. Na janela seguinte, procure o aplicativo desejado e toque sobre ele.
  3. Ao clicar sobre o ícone do aplicativo ou jogo, você será direcionado para sua tela de configuração, onde diversas ações podem ser feitas, inclusive mover da memória para o cartão ou do cartão para a memória interna. Para mover para o cartão, basta tocar no botão “Mover para cartão SD“, e aguardar a transferência dos arquivos.

Esse passo a passo funciona em aparelhos com Android 2.2 ou superior, e utiliza os próprios recursos do sistema para fazer a transferência, ou seja, não utiliza programas externos, cabos de dados ou alterações nos arquivos dos aplicativos ou do sistema. Sendo assim, essa é a maneira mais fácil e segura de mover aplicativos entre a memória interna e o cartão de memória.