Temperatura do motor do carro muito alta, o que fazer

Publicado em

Dicas para evitar superaquecimento do motor e o que fazer em casos de alta temperatura

Todo motor gera calor, seja ele elétrico ou não. No caso dos veículos, seja carro ou moto, a capacidade de gerar calor é ainda maior, pois os motores usados neles são à combustão, ou seja, para funcionarem e gerarem força para poderem rodar eles queimam combustível. O combustível que é queimado no motor gera muito calor, e esse calor deve ser controlado pelo sistema de arrefecimento.

Em viagens ou em percursos mais longos o risco de um superaquecimento é maior do que quando se trafega em trajetos menores. Isso porque o motor estará queimando combustível e gerando calor continuamente, e caso ocorra alguma falha na refrigeração a temperatura aumentará demais, oferecendo sérios riscos ao motor do veículo.

Dicas para não deixar o motor superaquecer

Marcador de temperatura – todo motorista deve ter o hábito de monitorar constantemente todos os marcadores ou indicadores presentes no painel, e um muito importante para não deixar o motor superaquecer é o indicador de temperatura.

Sistema de arrefecimento – mantenha o sistema de refrigeração sempre em dia, com todas as peças revisadas. Outro fator importante é sempre usar aditivo para radiador, na quantidade e especificação recomendadas pelo fabricante.

Nível da água – ao revisar o sistema de arrefecimento é verificado o nível e a condição da água usada. Contudo, sempre antes de viajar confira se o nível da água do reservatório do radiador está na quantidade ideal.

Rotação do motor – é importante saber manter o giro do motor dentro de uma faixa de trabalho. Andar com o veículo numa marcha muito baixa, de terceira, por exemplo, exigindo muito do motor faz com que o motor se aquece demais e rapidamente. Ou seja, apenas aumente muito o giro, quatro mil em diante, quando for fazer ultrapassagens. Quando estiver andando normalmente, evite altas rotações por longos períodos de tempo. Por esse motivo, é importante andar com a marcha certa de acordo com a velocidade.

Se a temperatura subir demais

Motor do carro

Radiador, ventoinha e mangueiras são peças do sistema de arrefecimento
(Imagem: earl53 | morgueFile.com).

Nestes casos, a recomendação é parar o carro imediatamente e desligar o motor. Se isso não for possível no momento, devido à falta de acostamento, por exemplo, ande um pouco mais até encontrar um local mais adequado. Por esse motivo, não deixe para parar apenas depois de o ponteiro atingir a faixa vermelha. Se antes disso você perceber que a temperatura está aumentando demais, pare logo o veículo.

Alguns veículos indicam a temperatura por meio de uma lâmpada no painel, outros por meio de um ponteiro. No caso dos veículos equipados com ponteiro, existe a vantagem de acompanhar a elevação da temperatura. Já nos casos de veículos equipados com lâmpadas isso não é possível. Para os carros equipados com lâmpada, assim que a mesma acender o carro deve ser desligado imediatamente.

Depois de parar o carro e desligar o motor, é necessário aguardar alguns minutos para que o motor resfrie. Além disso, se for possível, pode-se abrir o capô para facilitar o resfriamento do motor. Em seguida, caso seja verificado que o nível de água do reservatório está baixo, é necessário completar o nível de água.

Porém, para isso, é muito importante esperar a temperara da água abaixar um pouco, pois abrir a tampa do reservatório enquanto a água estiver muito quente existe o risco de queimadura, porque a água fervendo é expelida em forma de jatos devido à pressão interna.

Essa foram algumas dicas para serem postas em prática no dia a dia ou diante de um problema de superaquecimento. Se a temperatura do motor do seu carro está constantemente elevando-se demais, leve seu veículo imediatamente a uma oficina mecânica para que seja diagnosticado o problema.

Compartilhe: